UCP fazendo a diferença na vida acadêmica e profissional

13 de novembro de 2017

Acadêmicos da Faculdade UCP participaram de uma visita técnica em Minas Gerais

Uma vez mais a UCP, no marco do Projeto Educação Empreendedora UCP/SEBRAE, surpreende e supera expectativas ao levar seus acadêmicos para uma visita técnica, entre os dias 05 a 08 de novembro, no Estado de Minas Gerais. A visita incluiu centros de referência em empreendedorismo, como Viçosa e Belo Horizonte, além de uma incursão à histórica cidade de Ouro Preto. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) colaborou com o espírito empreendedor dos acadêmicos ao mostrar o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Viçosa (PDPL-RV), apresentado pelo médico veterinário Marcus Vinícius Castro Moreira.

O programa foi desenvolvido com o objetivo de oferecer estágio supervisionado aos universitários da UFV, para que tenham contato direto com o ambiente social das propriedades e treinamento profissional, bem como para transferência de tecnologias competitivas aos produtores da região e o quanto programas assim impactam positivamente a região. Na sequência, Soraia Monteiro, ex-presidente da Central Estudantil de Empresas Juniores (CEEMPRE) e atual assistente da diretoria de relações institucionais da UFV, relatou como se deu o processo de implementação do centro e das empresas juniores na instituição, bem como essas iniciativas favorecem o desenvolvimento de carreira do discente envolvido.

Ainda na UFV, a professora Monique Renon Eller (coordenadora da Central de Empresas Juniores), explicou o funcionamento do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), órgão vinculado à Universidade Federal de Viçosa, que tem como missão “promover a interação entre a academia, o setor público, as empresas privadas e a sociedade, criando caminhos para o desenvolvimento de Viçosa e região” e suas unidades: o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), a Central de Empresas Juniores (CEMP) e o Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE) que propiciam um ambiente de empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Além das explanações, os acadêmicos da UCP foram brindados com uma visita ao CEEMPRE e ao CenTev, em que puderam verificar a estrutura física de algumas empresas juniores, bem como a de uma empresa incubada no tecnoPARQ desde 2006, a Profitus, uma empresa que nasceu de um “acidente científico” e que resultou no desenvolvimento de vários produtos à base de urucum. Entre Viçosa e Belo Horizonte, como não poderia deixar de acontecer, uma parada para visitar a belíssima Ouro Preto e resgatar aspectos históricos do nosso Brasil. Os acadêmicos percorreram o centro histórico, visitaram museus e, até mesmo, uma mina de ouro desativada para entender como se davam as relações de trabalho (escravo) na época e como era a extração do metal. Uma aula a céu aberto!

No último dia de visita, acadêmicos e professores que participaram da viagem (Fernando Chiamolera, Gisele Marolli e Maristela R. M. Stock), foram recebidos no SEBRAE/MG por Lílian Botelho que abordou um tema instigante: o Empreendedorismo Subversivo. Lílian explicou sobre as mudanças que estão ocorrendo no contexto mundial (principalmente no contexto das ocupações que logo estarão obsoletas), o trabalho em redes e como impactará a sociedade. Justamente nesse sentido os “subversivos” entram em ação, ou seja, provocar transformações positivas no mundo em que vivem, motivados por um profundo desejo de mudança. O professor Rafael Tunes Fonseca apresentou também o funcionamento da educação empreendedora de nível médio, dividida em três projetos: Tutoria, Empresa Simulada (etapa virtual e física) e Vitrine. Os acadêmicos foram provocados ao debate e estimulados à reflexão durante todo o período no SEBRAE/MG, encerrando-se o período da manhã em uma visita às dependências do SEBRAE/MG e ao Espaço SebraeLab. Para finalizar, uma visita ao Centro Universitário Newton Paiva, onde fomos recebidos pelo professor Franz Petrucelli para a apresentação do Centro Newton de Empreendedorismo (CNE) e os projetos e programas realizados.