O Centro de Apoio Acadêmico (CAA) adota um estilo de trabalho democrático, oportunizando diálogos permanentes com alunos e professores, cujas opiniões nortearão suas atividades relacionando-as a uma práxis inovadora.
Para o atendimento Psicopedagógico do corpo discente, a UCP conta com o Centro de Apoio Acadêmico (CAA). Esse centro tem como finalidade aprimorar as condições pedagógicas e psicológicas que interferem diretamente no ensino e aprendizagem, assessorando tanto aluno quanto professor no que diz respeito à melhoria da ação pedagógica e relacional.
Em parceria com a Direção Geral e Coordenações de Cursos, o CAA adota um estilo de trabalho democrático, oportunizando diálogos permanentes com alunos e professores, cujas opiniões nortearão suas atividades relacionando-as a uma práxis inovadora.
O atendimento psicopedagógico realizado pelo CAA ocorre em local (sala) próprio para atendimento individual ou em pequenos grupos. As atividades deste núcleo são coordenadas por profissionais qualificados (Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social e Advogado). Num primeiro momento, o acadêmico é entrevistado pela coordenação acadêmica e será encaminhado ao CAA se necessário.
As principais atuações do CAA, proporcionando o apoio pedagógico aos docentes e discentes, estão descritas a seguir:
– Apoiar as Coordenações de cursos na orientação pedagógica dos docentes, contribuindo para uma melhor qualidade de ensino aos discentes;
– Sugerir reflexões diversas através de dinâmicas, bibliografias, recursos didáticos, que auxiliem na prática ensino-aprendizagem;
– Investigar o relacionamento próximo e significativo entre o corpo docente, discente e administrativo visando o sucesso da Instituição como um todo;
– Auxiliar as Coordenações de cursos na promoção de oficinas instrumentais, para dar suporte pedagógico aos discentes;
– Propiciar e apoiar eventos educativos, culturais, preventivos, informativos e outros que envolvam a comunidade acadêmica;
– Promover campanhas referentes às problemáticas ocorridas na IES, voltadas para focos preventivo, educativo, social ou conforme sugestões da direção , coordenação de cursos, professores, alunos e funcionários.
– Apoiar os alunos com dificuldades de aprendizagem;
– Encaminhar os acadêmicos, quando necessário, a profissionais habilitados.