Introdução
De um modo geral, a necessidade de pesquisar surge a partir de inquietações, perguntas, dúvidas a respeito de algum tema e a busca de respaldo para pensamentos e afirmações. A graduação, como espaço de pura interação entre conhecimento baseado em senso comum e o conhecimento científico, produz, no acadêmico, questionamentos e possibilidades de desenvolvimento dentro da graduação. Para que a Instituição aproveite esse ponto de desenvolvimento, traçado pela curiosidade e desmitificação de processos acadêmico-científicos, é necessário o aprimoramento de projetos e programas que atendam às reais necessidades da Instituição e do aluno, num preâmbulo de cooperação entre ensino, extensão e pesquisa.
Para tanto, a constituição do Programa de Monitoria da UCP, dará conta de desenvolver no discente o espírito pesquisador, ao mesmo tempo em que há o envolvimento em dois processos: a pesquisa e a monitoria. O que se pretende com o Programa é a colocação da importância das duas práticas, fazendo com que convivam em consonância as atividades arroladas na formação inicial e continuada dos acadêmicos da UCP.
Pesquisar tem o significado de transcrição de conteúdos e informações. Com o surgimento da internet, a pesquisa seguiu outros caminhos e perdeu seu verdadeiro significado. A compreensão da pesquisa por muitos estudantes não passa de um processo que não segue nem um roteiro e/ou uma orientação prévia. Para alguns, fazer pesquisa significa ir à biblioteca para procurar um livro sobre o assunto estudado.
Para tanto, o Programa de Monitoria buscará desenvolver a prática de pesquisa por meio de grupos de pesquisa que, em meio à sociedade, desenvolverão possibilidades de respostas a problemas sociais, firmando, mais uma vez, a forte relação que há entre a UCP e as comunidades que ela atende.
Regimento