Entre os dias 23 e 27 de setembro, nas dependências da Faculdade UCP, o Tribunal de Justiça do Paraná realizou o curso de Mediação de Conflitos. O curso faz parte da parceria entre Faculdade UCP e Tribunal de Justiça, por meio da qual a Instituição receberá em suas dependências o posto avançado de atendimento para casos ainda não judicializados.
De acordo com o instutor do Tribunal de Justiça, Jaison Renan Rucinski “o curso que vivenciamos na última semana aqui na Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP, realizado em convênio com o Tribunal de Justiça, é importantíssimo para a propagação da mediação na comunidade acadêmica. Embora já esteja consolidado no âmbito do Poder Judiciário, especialmente no Estado do Paraná, é fruto de alegria o interesse de Instituições de Ensino no Instituto, inclusive, como aqui se verifica, com a instalação de um posto avançado de atendimento para casos ainda não judicializados. Nestas situações, a experiência demonstra, que a mediação é campo próprio para atendimento, pois o conflito ainda não se encontra estabelecido no seu grau máximo. ”
Destacou, ainda, quais são os proveitos que os participantes do método podem alcançar com o uso do método autocompositivo.
“Muitas são as vantagens e benefícios propiciados pela mediação, destacando-se entre os principais o menor tempo, custo baixo, e com a atuação e foco voltados à satisfação dos envolvidos. Para a sua aplicação, no entanto, a etapa do treinamento e qualificação dos participantes é essencial. Daí a importância desse evento para o fortalecimento da Política Pública, assim como para Pitanga e região que terão também essa possibilidade a seu alcance.”