Professores da UCP aprimoraram novas habilidades e competências empreendedoras

05 de junho de 2018

Os docentes do curso de Administração, Adriane Pachulski, Jefferson Alberti e, a coordenadora do curso profa. Gisele Marolli, participaram de uma capacitação em Ponta Grossa, da Disciplina de Empreendedorismo e Inovação para os professores do Ensino Superior da Regional Centro, organizada pelo Sebrae, de 5 a 8 de junho. A formação, uma das ações do Projeto “Educação Empreendedora” (convênio SEBRAE/UCP) teve, como principal objetivo aprimorar e incentivar novas práticas pedagógicas que promovam o espírito inovador e empreendedor no ambiente acadêmico.

Segundo a professora Adriane, a formação contribuirá e muito para fomentar a Educação Empreendedora na UCP, “esse curso veio agregar novos conhecimentos, que serão transmitidos aos nossos acadêmicos”. Ela também pode perceber a importância do trabalho com as metodologias ativas: o ensinar fazendo, pois, acredita que o empreendedorismo gera emprego e renda, colaborando assim para a formação completa dos futuros profissionais que sairão da UCP.

Professora Gisele comentou que o ensino de empreendedorismo proporciona práticas inovadoras aos alunos. “Neste módulo pude perceber que é fundamental um olhar mediador do professor, para desenvolver novas habilidades, autonomia e independência no processo de aprendizagem”. Ela ressaltou também que o curso possibilitou o contato com profissionais de diversas áreas, promovendo assim a interdisciplinaridade e a troca de experiências. “Desse modo o ensino de empreendedorismo será abrangido por todos os cursos de graduação”, destacou Gisele.

“A capacitação na disciplina de Empreendedorismo e inovação foi extremamente produtiva. Não só nos instigou a agir de forma empreendedora na formação dos nossos alunos, como também nos mostrou o caminho para auxiliá-los a serem empreendedores de sucesso. As ideias apresentadas nessa oficina configuraram um enorme desafio para nós, principalmente pela metodologia aplicada, mas os resultados fazem o desafio valer a pena”, destacou o professor Jefferson.