Prescrição de Atividades Físicas para Síndrome de Down

12 de junho de 2018

No dia 12 de junho, o professor da disciplina de Educação Física Adaptada, Paulo Ricardo Soethe proporcionou uma atividade diferenciada para os alunos do quinto período do curso de Educação Física. Eles realizaram uma aula teórico/prática com a participação do aluno da APAE de Manoel Ribas, André Alvos, portador de Síndrome de Down. A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. As pessoas com Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. As crianças, os jovens e os adultos com Síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e, estão sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

“O profissional de Educação Física tem papel fundamental nesse processo. É o responsável pela inclusão e prescrição de atividades lúdicas e esportivas que desenvolvam habilidades motoras para a criança Down, proporcionando bem estar, autonomia e saúde”, destacou o professor Paulo Soethe.