Notícias e Eventos

Motivação e encorajamento na luta contra o câncer marcam o Mês do Outubro Rosa na Faculdade UCP

10 de outubro de 2022

Há anos, o mês de outubro começa e junto com ele mais uma vez é chamado a atenção através de ações de conscientização para que homens e mulheres reflitam sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama e do Colo de Útero. A marca registrada e alusiva a este importante assunto ganhou o sutil tom de rosa. Mas, se por um lado o tom da cor é sutil, por outro a força, a luta e a garra das mulheres que lutam contra essa doença faz um verdadeiro contraste com tanta sutileza. É a esperança e a feminilidade caminhando lado a lado, numa queda de braço que não dará vitória para a doença. Para lembrar a toda a sociedade do quanto é importante a conscientização a respeito do câncer de mama e mais recentemente do câncer de colo do útero.

Durante todo mês de outubro, os acadêmicos de Biomedicina em conjunto com os demais cursos da área da saúde da Faculdade UCP, seguirão com uma programação voltada à compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença nos seguintes aspectos: importância da detecção precoce proporcionando para um melhor prognóstico, orientações sobre o autoexame das mamas, sintomatologia e formas de diagnóstico.

Para os estudantes de Biomedicina da UCP, a campanha Outubro Rosa é recebida com muito entusiasmo dando a todos, principalmente aos profissionais Biomédicos – que atuam incansavelmente na pesquisa e trabalham para vencer essa doença – com a esperança de que um dia a guerra contra o câncer será vencida.

É um câncer de difícil prevenção, uma vez que a doença está ligada ao histórico familiar e aos hábitos de vida. A grande arma que temos nas mãos é o diagnóstico precoce, ou seja, descobrir o tumor quando ele ainda é pequeno. O ideal é diagnosticá-lo com menos de um centímetro, o que possibilita a cura em 90% dos casos.

O câncer de mama pode ser fatal, entretanto também é um dos tipos de câncer que melhor apresenta resultado de cura quando diagnosticado e iniciado o tratamento em tempo hábil. Em razão disso, é essencial que as mulheres estejam bem atentas às suas mamas e ao menor sinal de qualquer anormalidade como a presença de excreção de líquido ou caroço, procurem ajuda profissional. Cuide-se, se toque contra essa doença!