Estude na UCP através do PROUNI ou FIES

26 de janeiro de 2018

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado no último dia 18 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os 6,7 milhões de estudantes inscritos na edição 2017 fizeram as provas em dois fins de semana, em novembro do último ano. O resultado pode ser conferido pelo site do Inep, clicando aqui.

Com o resultado em mãos, muitos estudantes se perguntam como e onde utilizar as notas para ingressar em um curso superior. Diversas instituições de ensino públicas e particulares utilizam o desempenho no Enem como critério de avaliação para selecionar os alunos.

A nota do ENEM também pode ser utilizada para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

PROUNI

As inscrições do primeiro semestre de 2018 estarão abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro. A inscrição deverá ser feita no site http://prouniportal.mec.gov.br. Podem participar os candidatos que não tenham diploma do ensino superior e tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.

Além disso, o estudante precisa atender a pelo menos uma das condições a seguir: tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; seja pessoa com deficiência; ou seja professor da rede pública de ensino.

FIES

O período de inscrição do Fies será do dia 19 ao 23 de fevereiro. O programa oferece créditos para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. O cadastro deve ser realizado pelo site http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Para disputar as vagas, os alunos precisam cumprir dois requisitos: ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero); ou possuir renda familiar mensal bruta per capita de: a) até 3 (três) salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies; b) até 5 (cinco) salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

ENEM

Na Faculdade UCP, o candidato que participou do Enem, a partir de 2010, poderá ser dispensado da realização das provas do Vestibular Agendado 2018/1, desde que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média geral e não tenha zerado na redação. Para isso, deverá efetuar a respectiva inscrição no site ou na Secretaria Acadêmica, marcando a opção de ingresso por meio da nota do “Enem”.

Agora você já sabe como estudar na UCP através do Prouni e do FIES, e também como utilizar sua nota do ENEM para dispensar a realização da prova do Vestibular Agendado 2018/1. Qualquer dúvida acesse: www.ucpparana.edu.br ou pelo telefone (42) 3646-5555.