Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais e culturais. Norteados por elevados padrões no processo de ensino e aprendizagem, o psicólogo formado pelo curso de Psicologia, da UCP, será um profissional capacitado para o exigente mercado de trabalho.

A graduação dará ao aluno a possibilidade de uma formação baseada na compreensão crítica da realidade social, cultural, econômica e política, no respeito aos princípios éticos nas relações humanas, profissionais, de pesquisa e extensão.

O curso também possibilitará ao acadêmico o domínio das habilidades sociais e psicológicas necessárias para a atuação em diferentes contextos. Desde os primeiros períodos, os alunos entrarão em contato com a diversidade de perspectivas e abordagens, sendo treinados para a atuação em equipes multi e interprofissionais.

– Psicologia Escolar/Educacional;

– Psicologia Organizacional e do Trabalho;

– Psicologia de Trânsito;

– Psicologia Jurídica;

– Psicologia do Esporte;

– Psicologia Clínica;

– Psicologia Hospitalar;

– Psicopedagogia;

– Psicomotricidade;

– Psicologia Social;

– Neuropsicologia.

Corpo Docente

Ana Bella dos Santos

Laryssa Karas

Gabriela Sabaine Pinto

Antony Felipe Oliveira

Sandro Roberto Mazurechen

Mensalidade

R$ 1.081,77*

*Pontualidade até dia 8 de cada mês - Valores vigentes para 2024

R$ 1.201,97

Valor contratual

Quer Saber Mais?

Cadastre-se para receber as novidades e materiais sobre seu curso!

Selecione um curso

Ana Bela dos Santos

psicologia@ucpparana.edu.br

A proposta pedagógica do Curso de Psicologia da Campo Real visa qualificar o profissional para atuar de maneira ética e responsável em sua realidade econômica, social e cultural, a serviço da comunidade local e regional, permitindo-lhe apropriar-se da interdependência dos aspectos teóricos e práticos da Psicologia. Para isto será estimulado o espírito de investigação, que permitirá a contextualização do conhecimento científico em seu entorno social, para uma compreensão integral do fenômeno psicológico através do planejamento e desenvolvimento de pesquisas.

 

É, portanto, fundamental que o acadêmico aprenda a pensar criticamente os problemas de sua realidade, para assim poder contribuir com as soluções possíveis.

 

Nesse sentido, a ética constituir-se-á tema transversal de todos os estudos e investigações, dela derivando o respeito às diferenças, o reconhecimento do direito à cidadania e à inclusão social.

 

O Curso de Formação de Psicólogo, em sua estrutura curricular, apresenta interfaces com as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais, tendo como finalidade a compreensão da construção do humano em suas múltiplas dimensões, contemplando diferentes correntes de pensamento e referenciais teóricos. Some-se a isso a reflexão crítica acerca de procedimentos e técnicas utilizados na investigação, pesquisa e intervenção em processos psicológicos, além da garantia de espaço para o estudo e debate de temas emergentes, ligados às diversas áreas interdisciplinares da Psicologia, nos contextos macro e micro-social. Como processo de formação profissional o curso estará direcionado para o desenvolvimento de competências que garantam a intersecção do saber com o fazer psicológico.

 

Desse modo, acredita-se que o egresso estará apto para as atividades de diagnóstico e intervenção em instituições educacionais (creches e escolas), instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental, clínicas psicológicas), instituições sociais (centros esportivos, ONG’s, centros de convivência e comunitários) e organizacionais (empresas públicas, privadas e não governamentais) na perspectiva da prevenção e melhoria da qualidade de vida humana, quer seja de natureza individual ou coletiva.

 

Para isso, desenvolverá habilidades que o levem a assumir uma postura profissional de entendimento da plenitude da condição humana, o que implica em competências para: diagnosticar, planejar, intervir clínica e institucionalmente, assessorar e acompanhar, tanto no âmbito individual quanto grupal ou comunitário. Ademais, não será esquecida a valorização da habilidade de relacionamento interpessoal para o trabalho em equipes inter e multi profissionais.

Para atender aos padrões de qualidade na formação do Psicólogo, o Curso de Psicologia da Campo Real oferece Estágios Supervisionados de acordo com o Regulamento de Estágio, com a Legislação Superior, com o Parecer do CNE/CES 1.314, de 7 de novembro de 2001, retificado pelo CNE/CES 72, de 19 de fevereiro de 2002, em adendo ao CNE/CES 62, de 19 de fevereiro de 2004, homologado em 12 de abril de 2004, e Resolução do CNE/CES nº 8 de maio de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia.

 

As orientações e procedimentos relativos ao Estágio Curricular Supervisionado encontram-se, descritos de forma detalhada no Regulamento de Estágio.  De modo geral o Estágio de Estudantes é regulamentado pela Lei nº 6.494, de 07/12/1977, Decreto n º 87.497 e Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. No Curso de Psicologia, o estágio será desenvolvido nas áreas que assegurem a participação efetiva do aluno em atividades relacionadas diretamente à orientação acadêmica do curso. O Estágio Curricular Supervisionado terá a carga horária mínima de 880 horas, incluindo o Estágio Básico e o Específico.

 

O estágio deverá possibilitar as seguintes experiências:

  • Conhecimento/mapeamento da realidade da profissão;
  • Co-atuação profissional;
  • Atuação profissional.

As Atividades Complementares constituem-se em ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter obrigatório a serem desenvolvidas pelo acadêmico no transcorrer do Curso de Graduação em Psicologia da Campo Real. Os objetivos gerais das atividades complementares são os de flexibilizar o currículo do Curso e propiciar aos seus acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar e, ainda, incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às diretrizes nacionais do ensino de Psicologia.

 

As Atividades Complementares, com regulamento próprio, totalizam 200 horas e fazem parte do currículo do Curso, constituindo-se em uma das dimensões do Projeto Pedagógico que garante a articulação teoria-prática. Seu cumprimento deve distribuir-se ao longo de todo o Curso de Graduação. Dessa forma, através da realização das atividades acadêmicas complementares, o acadêmico, desde o início de sua formação, pode participar de eventos científicos em Psicologia, entrar em contato com a prática profissional, participar de atividades de extensão e pesquisa e realizar prática profissional supervisionada em estágios curriculares não obrigatórios.

 

O acadêmico de Psicologia tem a liberdade de escolher as atividades a serem desenvolvidas ao longo de sua formação, desde que respeite as normas do curso para realização das atividades. Estas normas são derivadas da Instrução Normativa da Campo Real. São ofertadas pelo curso, em todos os semestres, atividades acadêmicas que ocorrem na Instituição. Podem ser contabilizadas outras atividades oferecidas por outros cursos da Instituição ou propostas pelo próprio aluno, desde que o mesmo siga os critérios estabelecidos nas normas do curso. Todas as atividades consideradas como complementares devem ser obrigatoriamente comprovadas. Os documentos que comprovam a referida atividade devem ser encaminhados às instâncias cabíveis, no semestre em que o aluno realizar a atividade, para a validação das horas na grade curricular.

PORTARIA N° 862, DE 29 de agosto de 2022, publicado no DOU 30/08/2022

Nossos Incentivos

Mensalidade Flex

As Coligadas UB – UCP, Campo Real e Uniguaçu – reuniram esforços e criaram o MensalidadeFlex. Agora, a mensalidade vai caber no seu bolso, para você começar a estudar já: você paga até 50% durante o curso e o restante depois de formado e sem juros.

Amigo UCP

Ao indicar amigos para estudar na Faculdade UCP, o acadêmico recebe 10% de desconto e 10% para cada amigo indicado que estiver com a matrícula efetivada e permanência no curso. O desconto tem a duração de até 12 meses a partir da data da matrícula do indicado.

 

Amigo UCP Plus

Se você tem um amigo que estuda em outra Instituição, mas gostaria de tê-lo conosco, faça a indicação dele e ganhe desconto em sua mensalidade.

É simples: encaminhe o seu amigo para conversar com a Central do Acadêmico. Se a transferência for efetivada você ganha 10% de desconto em sua mensalidade por um período
determinado. A cada amigo indicado, você soma mais 10%.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa em que o acadêmico solicita junto ao Governo Federal o financiamento de até 100% do valor de sua mensalidade.

PROUNI

O PROUNI – Programa Universidade Para Todos promove o seu acesso à nossa instituição. A Faculdade UCP tem PROUNI. Faça o Enem e candidate-se ao Programa Estudantil do Governo Federal que concede bolsas parciais e integrais.

Desconto Familiar

Os membros de uma mesma família (irmão, pai, mãe, filho, avô, avó, cônjuge) de acadêmicos da Faculdade UCP, recebem desconto nas mensalidades.

Bradesco Universitário

O crédito universitário Bradesco pode ser utilizado para pagar as mensalidades das Faculdades conveniadas com o Bradesco, como é o caso da Faculdade UCP. A ideia é simples, você parcela o semestre em 12 vezes e ainda aproveita as taxas diferenciadas.