Fale Conosco

Localização

Av. Universitária, s/n - Caixa Postal 14 - Campus Julio Podolan - Pitanga - Paraná - BR - CEP: 85200-000

(42) 3646-5555 | (42) 8433-4800
direcao@ucpparana.edu.br | marketing@ucpparana.edu.br
Trabalhe na ucp
Você esqueceu de clicar neste campo!
Logotipo UCP Paraná

UCP Cursos

Agronegócio

Investimento
Mensais R$496,48 *
(* Pagamento até o dia 08 de cada mês)
Nível
Tecnólogo
Nível
3 Anos
Vagas
100 noturno
Local
UCP

O CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Agronegócios tem como meta a formação de um profissional diferenciado e altamente qualificado que possa atuar em novos nichos do mercado agropecuário e agroindustrial, que hoje representam um dos mais importantes contribuintes para o Produto Interno Bruto.

Esse novo mercado de trabalho, em forte expansão, está surgindo no contexto do agribusiness, da gestão de recursos naturais e do planejamento regional, tanto no Brasil como no âmbito do Mercosul.

O desenho do curso incorpora uma visão fortemente teórica aliada à prática aplicada a economia, propiciando uma sólida formação do aluno em métodos quantitativos, qualitativos e computacionais, em princípios de desenvolvimento da gestão e sustentação dos recursos naturais.

Essas características inovadoras possibilitarão ao profissional formado em Gestão de Agronegócios adicionar capacidades gerenciais e estratégicas às organizações públicas, privadas em que venha trabalhar ou ainda em sua própria agroindústria ou propriedade rural.

O curso de Tecnólogo em Gestão de Agronegócios formará um profissional que, além de exercer todas as atividades normais de sua atribuição, poderá atuar no mercado de trabalho executando atividades correlatas em diversas áreas que envolvem o setor produtivo rural e agroindustrial, como por exemplo:

> Análise de Mercados Agroindustriais;

> Análise de Estratégia e Política Internacional;

> Análise de Projetos Agroindustriais;

> Comercialização de Commodities;

> Certificação de Atividades Agroindustriais;

> Avaliação de Recursos Ambientais e Agroindustriais;

> Planejamento Regional;

> Planejamento Ambiental;

> Diretoria ou Gerencia de Empresa Agroindustrial;

As oportunidades de emprego para os profissionais formados em Agronegócios ocorrerão nas empresas do complexo agroindustrial, de comércio e exportação, de logística e transporte, de turismo rural e ecológico, bancos e instituições financeiras, seguradoras e nos vários órgãos das Administrações Federal, Estadual e Municipal além de atuar em sua propriedade rural, melhorando e desenvolvendo seu próprio empreendimento.

Ao término do curso, o aluno estará apto a:

> identificar as fontes e os processos de produção;

> identificar características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis que possam vir a ser utilizadas como geradoras de renda no meio rural;

> identificar e caracterizar situações de risco e aplicar métodos de eliminação ou de redução de custos através da análise de mercado;

> avaliar as causas e efeitos dos impactos ambientais globais na formação do preço de produtos agropecuários nacionais;

> identificar os processos de intervenção antrópica sobre o meio econômico relacionado ao agronegócio e as influências no mercado interno e externo;

> avaliar os efeitos de políticas de incentivo a produção sobre os custos e preços dos produtos agroindustriais;

> analisar e aplicar a legislação comercial local, nacional e internacional;

> auxiliar na implementação de sistemas de gestão rural e agroindustrial em organizações e propriedades, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14001);

> organizar e atuar em campanhas de mudanças, adaptações culturais e transformações de atitudes e condutas relativas ao setor agropecuário;

> propor empreendimentos comerciais, agroindustriais, produtivos e turísticos, do ponto de vista da gestão do negócio agropecuário;

SITUAÇÃO LEGAL DO CURSO

Autorização: Portaria do MEC nº 1.905 de 03 de junho de 2005
Reconhecimento: Portaria nº 197 de 05 de maio de 2008

Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 155 de 04 de abril de 2013

Renovação de Reconhecimento: Portaria  n ° 916 de 14 de agosto de 2017

Corpo Docente

Gisele Marolli

Possui graduação em Administração (Habilitação em Comércio Exterior), pela Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP, (2006), especialização em Gestão de Negócios, pela mesma Instituição (2007) e mestrado em Desenvolvimento Regional, pela Universidade do Contestado – UnC (2011). Atualmente é Coordenadora e Professora dos cursos de Administração e Agronegócio da  Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP.

 

Acesse o currículo Lattes

Edson Bellozzo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Atualmente é professor titular – Faculdades do Centro do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder politico, representação e política e Sociologia.

Acesse o currículo Lattes

Fernando Volanin da Silva

conomista credenciado junto ao CORECON/PR n°7988 – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO (2011), MBA em Gestão Econômica e Financeira de Negócios pela Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO (2013). Atualmente Gerente Comercial de uma Empresa de Comércio Varejista de Móveis para Escritório. (2002-); Professor Gestão Empresarial para os Cursos Técnicos em Administração; Contabilidade; Farmácia; Massoterapia, Estética trabalhando com as disciplinas de Administração, Empreendedorismo, Economia e Mercado, Gestão de Patrimônio e Seguros, Comunicação, Técnicas de Vendas, Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Administração do Tempo, Comércio Exterior, Liderança, Plano de Negócios, Metodologia de Pesquisa. (2014-). Professor de Economia: Introdução e Fundamentos da Economia, Teoria Microeconômica e Teoria Macroeconômica (2016-), Professor na Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP.

 

Acesse o currículo Lattes

André Rezende Petterson

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO, pesquisa na área de redes interorganizacionais (Orientador: Prof. Dr. Marcos de Castro). Pós graduado em Engenharia de Produção pela PUCPR. MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Graduado em Química pela Universidade de Passo Fundo. Professor na UCP – Faculdades do Centro do Paraná.

Acesse o currículo Lattes

Andricia Verlindo

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO (2008), especialização em Agronegócio-(2011) , mestre em Produção Vegetal pela UNICENTRO (2013), doutorada em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2016). Desenvolve pesquisa na área de fruticultura em sistema orgânico, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura de clima temperado, nutrição, e fertilidade do solo, adubação, viticultura, pós-colheira, controle alternativo de doenças de frutíferas, dormência.

 

Acesse o Currículo Lattes

Carlos Kurcrevski

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1989), e mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2003) e especialização em Gestão de Recursos Humanos ( 2014) pelas Faculdade de Educação São Braz. Atualmente é professor titular das Faculdades do Centro do Paraná, na cidade de Pitanga-Pr, e na Faculdade Campo Real na cidade de Guarapuava, onde atua nas áreas de ciências exatas. É funcionário do Banco do Brasil SA. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e controle estatístico do processo. Além de ser professor de Estatística, ministra aulas de Matemática Financeira; Lógica e Cálculo Diferencial.

Acesse o currículo Lattes

 

Fabricio Barboza Ribas

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1996), especialização em Ciência da Computação pela UFRGS (2002) e Mestrado em Computação Aplicada pela UEPG (2013). Tem experiência na área de docência em ensino superior, tendo atuado como professor na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste e na UCP – Faculdades do Centro do Paraná, ministrando disciplinas nos cursos de graduação em Análise de Sistemas, Sistemas de Informações, Engenharia de Alimentos e Administração de Empresas e pós-graduação em Administração Pública e Educação para Portadores de Necessidades Especiais. Dentre as disciplinas ministradas, estão as disciplinas de Sistemas de Informação, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Algoritmos e Programação, com ênfase em Programação Web, como HTML, PhP+MySQL e Flash.

Acesse o currículo Lattes

Ivo Ricardo Hey

Mestrando PPGADM – UNICENTRO – Turma 2014, Possui especialização em GESTÃO E AUDITORIA DE NEGÓCIOS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005) graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007) e graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003). Atualmente é professor de ensino superior – Faculdades do Centro do Paraná – UCP, nos cursos de ADMINISTRAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO.

Acesse o currículo Lattes

Jane Silva

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos.Especialista em Direito Civil e Processo Civil, em Recursos Humanos, em Docência no Ensino Superior e em Gestão Administrativa e Financeira. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNC. Doutoranda do Programa de Doctorado En Ciencias Jurídicas Y Sociales ofertado pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA . Pesquisadora Institucional, Diretora Geral e Docente do Curso de Direito, Administração, Agronegócio, Serviço Social e de Sistemas de Informação da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP. Membro do Banco Nacional de Itens – BNI – do ENADE 2012 e ENADE 2015, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

 

Acesse o currículo Lattes

Moacir Iori Junior

 

Possui graduação pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Cescarelli (2009). Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelas Faculdades Integradas do Brasil – Unibrasil. Professor  do Curso de Direito das Faculdades de Ensino Superior do Centro do Paraná desde o ano de 2012. Advogado com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Internacional e Direito Penal.

Acesse o Currículo Lattes

 

Wellington Stefaniu

Atualmente é aluno do programa de pós graduação em letras – Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste e professor de Literatura Brasileira, Teoria Literária, Linguística Aplicada, TCC, Leitura e Produção de Textos – Faculdades do Centro do Paraná (UCP). Tem experiência na área de Literatura Comparada, Literaturas de Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em Literatura Brasileira e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Cânone Nacional, Melopoética, Literatura Brasileira,Literatura Portuguesa, Literatura dos Estados Unidos, Literatura Africana de língua portuguesa, Comemoração e Rememoração, Teoria da Literatura e Formalismo Russo, Teorias do Mito, Tragédia Grega, Jornalismo e Gêneros Literários.

 

Acesse o currículo Lattes

Adriane Rosa Pachulski

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1999) e graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Ivaiporã (1998). Formação e Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo – SBDG. Atuou como Técnica do Trabalho na Secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (2005 a 2010) como Responsável dos seguintes programas a Nível Regional de Ivaiporã: Compra Direta da Agricultura Familiar (PAA), Economia Solidária, Responsável pela supervisão nas Agências do Trabalhador da Regional, Banco Social e programas ligados área do Trabalho emprego e renda. Atuou como Consultora no Projeto de Dinamização – Contrato de Repasse nº 0321677-60/2010/MDA/CAIXA, através da Fundação Rureco. Participou da Equipe do Projeto de Apoio ao processo de fortalecimento da Gestão Social através da comercialização dos produtos da agricultura familiar, financiado pela SETI, como Orientadora. Sócia Proprietária e consultora da empresa Innovare (ARJRP – Consultoria, Treinamentos e Eventos) nas áreas de Comunicação, Liderança, Motivação, Desenvolvimento Interpessoal, Dinâmica de Grupo. Áreas de Gestão Tem experiência e atua nas áreas de Administração com ênfase em Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Marketing. Atualmente atua como Instrutora nas áreas de Gestão e Comércio, Coordenadora dos Cursos Técnico em Vendas no SENAC PR, e professora da Faculdade do Centro do Paraná – UCP

 

Acesse o Currículo Lattes

Alex Paulus Ribeiro dos Santos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado pela USP (Universidade de São Paulo (2004). Foi Secretário de Educação Municipal de Ivaiporã-PR, foi professor e Coordenador de cursos de Graduação e de Pós-graduação na FATEC (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e da UCP – (Faculdades do Centro do Paraná). Tem experiência nas áreas de Educação, Administração de Empresas, Marketing, Agronegócio, Meio Ambiente e Agricultura. Atualmente é proprietário da empresa TROPOSPHERA – Cursos e Treinamentos.

Acesse o Currículo Lattes