Trabalhar e estudar: como dar conta da rotina?

30 jan

Saber aproveitar o seu tempo é fundamental para conciliar todas suas obrigações

 

Estudar e trabalhar não é uma rotina simples. Quem vive a realidade de uma jornada dupla sabe que pode ser cansativo e, por muitas vezes, pensar em desistir se torna rotineiro. Entretanto, muitas pessoas não podem deixar seu trabalho para se dedicar apenas aos estudos. E deixar de estudar também não deve ser uma opção. Afinal, a faculdade pode te trazer inúmeros benefícios. Tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho.

Mas é possível conciliar trabalhos e estudo. A UCP tem algumas dicas que podem ser úteis no seu dia a dia.

 

Estabeleça prioridades

Em primeiro lugar, você deve ter uma visão geral de suas obrigações. Após isso, veja quais atividades são as mais importantes. E para quais áreas você precisa dedicar mais tempo. Essa definição de prioridades depende de você. Para conseguir se dedicar aos estudos, procure um emprego flexível. Já se no momento sua prioridade é o emprego, monte uma grade de estudos com intervalos maiores.

 

Faça um cronograma de atividades

Você pode fazer um calendário, ou utilizar uma agenda, para organizar seus dias. Assim, a visualização das suas atividades será melhorada. É uma maneira de você não acumular tarefas e de não perder prazos. A procrastinação é a pior inimiga de quem tem uma rotina agitada. Portanto, procure fazer um cronograma adequado ao seu dia e não deixe nada para depois.

 

Aprenda a dizer não

Não adianta tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Seu corpo e sua mente irão fraquejar em algum momento. Portanto, só aceite propostas que sejam condizentes à sua realidade. Em trabalhos em grupo, procure fazer apenas a sua parte, e não tentar suprir lacunas dos outros membros da equipe. Assim como novos projetos no trabalho.

 

Aproveite todos os momentos

Aproveite momentos rápidos no seu dia a dia para revisar suas matérias e estudar para provas. Por exemplo, durante o trajeto de sua casa para o trabalho ou faculdade, você pode ler seus textos. Ainda, se você dirige, pode gravar as aulas e ouvi-las enquanto dirige.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser sua inimiga ou sua melhor aliada nessa dupla jornada. Utilize aplicativos que podem te ajudam a planejar melhor seu tempo. Dois bons exemplos são o Evernote e o Wunderlist. Com o Wunderlist permite que você cria listas de tarefas profissionais e pessoais. Assim, você mantém um controle mais fácil e não corre risco de esquecer de nada, pois ele te dá lembretes de suas tarefas. Já o Evernote permite que você faça anotações de onde estiver. Você pode adicionar nas suas notas links, listas de verificação, tabelas, anexos e até gravações de aula. Tudo fica organizado em um só lugar.

 

Tenha seus momentos de lazer

Separe um tempo para fazer as coisas que você gosta que não estão relacionadas à faculdade ou ao trabalho. Saia com seus amigos, passe um tempo com sua família. Veja filmes e séries que você gosta. Reserve esses momentos e não abra mão deles. Isso é muito importante para a saúde do seu corpo e da sua mente.

 

Desde que você se dedique e tenha organização, trabalhar e estudar é possível! Não é uma tarefa simples e pode ser cansativo. Mas, sabendo conciliar suas tarefas, torna-se tudo mais fácil.