Como a faculdade pode te ajudar a pensar criticamente

16 jan

O contato com o ambiente acadêmico tem inúmeros benefícios, estimular o pensamento crítico é apenas um deles.

O início de um curso na universidade é o marco de uma nova fase na vida de muitas pessoas. É o momento de estar em contato com pessoas diferentes, de opiniões diferentes. E, também, de ter acesso a novos conteúdos. Não só dentro daquilo que você escolheu estudar, mas também levanta questionamentos a respeito de diversos temas.

É nesse processo que a faculdade ajuda os alunos a pensar criticamente. Eles poderão ver a realidade com outros olhos, obter novas propostas sobre assuntos que pensavam já ter uma opinião.

Assim, o ambiente acadêmico e a leitura são pontos importantes na construção do pensamento crítico.

O ambiente acadêmico

Ter contato com opiniões diferentes é só uma das maneiras de instigar os acadêmicos a pensar criticamente. Algumas disciplinas podem ser vistas pelos alunos como fora do contexto de sua profissão e muitos podem se perguntar: “por que estou estudando isso?”. Mas, essas disciplinas servem para enriquecer o conhecimento, aumentar a bagagem cultural e, assim, ajudam o aluno a pensar criticamente.

Além disso, o acadêmico ainda pode ter contato com as disciplinas optativas. Elas poderão formar um profissional multidisciplinar e, muito mais que isso, uma pessoa com conhecimentos amplos, capaz de formar opiniões e discutir diversos assuntos.

A importância da leitura

Para que o acadêmico amplie seus conhecimentos na faculdade, surge a necessidade de estar em contato com textos de diversos temas. Portanto, é fundamental que ele desenvolva a capacidade de interpretação dos conteúdos.

Para isso, é preciso ler muito. Quanto mais leitura o acadêmico tiver, maior sua competência na assimilação dos textos. Além disso, sua capacidade de fazer conexões entre assuntos será ampliada. Da mesma forma, uma pessoa que lê muito consegue escrever facilmente. Essa habilidade é útil tanto na faculdade quanto na vida profissional.

Tudo isso que a leitura proporciona irá ajudar no processo de ampliar seu pensamento crítico.

Desenvolvendo o pensamento crítico

Com os conhecimentos adquiridos na faculdade, o aluno está apto a questionar assuntos do dia a dia, propor mudanças, soluções e novas ideias com base naquilo que aprenderam, seja em qual área decidirem cursar.

As referências aprendidas em sala de aula proporcionarão conexões com assuntos do dia a dia. Assim, o aluno terá bagagem o suficiente para argumentar sobre diversos assuntos, bem como propor ideias diferentes.

Esse pensamento crítico adquirido na faculdade será fundamental para tornar o acadêmico um profissional, e uma pessoa, com capacidade de enfrentar os desafios diários.

Estar em uma faculdade tem inúmeras vantagens, essa é só uma delas. Que tal começar 2018 com o pé direito e vivendo na prática ? Faça já sua inscrição para o vestibular agendado da UCP! Ainda restam alguns dias para você tentar ser o mais novo membro dessa grande família!