Notícias e Eventos

Visita e liberação da ADAPAR para realização de exames de Brucelose e Tuberculose na UCPVET – Clínica Veterinária da Faculdade UCP.

30 de março de 2021

No dia 29 de março de 2021, a Clínica Veterinária da Faculdade UCP – UCPVET em parceria com a VetClin, recebeu a visita de fiscais da ADAPAR  – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, que na ocasião fiscalizaram o laboratório clínico para autorização da realização exames de Brucelose e Tuberculose dos rebanhos da região central do Paraná.

A brucelose e a tuberculose são zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos, e que geralmente acometem bovinos e bubalinos, trazendo prejuízos a produção de leite e carne.

Os exames de brucelose e tuberculose são de responsabilidade do produtor, que deve contratar um médico veterinário habilitado para a execução dos procedimentos. O serviço médico veterinário inclui a coleta de material para análise, análise laboratorial com testes específicos e fornecimento de laudo. O laudo tem validade de 60 dias, e o produtor deve fazer a realização dos exames do seu rebanho no mínimo uma vez ao ano, ou quando precisar transportar seus animais, para retirar o GTA (guia de trânsito animal), ou ainda, realizar financiamentos em agências bancárias que envolvam a compra de novos animais.

Em breve o UCPVET estará disponibilizando a seus usuários este serviço, respeitando as normas do PNCEBT – Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose.

#faculdadeucp #ensinoporideal