Notícias e Eventos

UCP se destaca com diferenciais entre Instituições da região

21 de fevereiro de 2020

 

 

Conheça alguns programas que só a UCP tem

 

Estar entre as melhores instituições de ensino superior não é apenas orgulho ou um título dado à Instituição, mas sim algo que retribuímos para o município de Pitanga e para as cidades vizinhas que acreditaram na UCP e hoje podem ver os frutos que estão sendo colhidos.

Nesses quase 18 anos de história a Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná (UCP) tem se destacado e busca evoluir constantemente para formar a cada dia profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

A tecnologia vem transformando a realidade e isso faz com que muitas formas de aprendizagem tenham que ser adaptadas para que os acadêmicos estudem de formas mais eficientes e eficazes.

A busca pela qualidade é constante visando também o compromisso que a UCP tem com a sociedade, promovendo ações que modificam realidades, transformando, sempre, a vida das pessoas. Pensando nisso separamos alguns diferenciais que podem ser encontrados na UCP.

 

Mensalidades congeladas

Mesmo diante de todas as mudanças mercadológicas, custos administrativos e com profissionais qualificados, a UCP manteve os valores das mensalidades de 2019 congelados para 2020. Ou seja, não aplicaremos sequer o reajuste de inflação. Essa é mais uma mostra de que a UCP compreende o atual momento vivido por boa parte dos acadêmicos que aqui estudam, permitindo assim que muitos deles consigam realizar o sonho de concluir um ensino superior de qualidade.

 

Mensalidade Flex (Bolsas e Incentivos)

Com o Mensalidade Flex o aluno pode pagar apenas 50% da mensalidade durante a graduação e as outras parcelas de 50% paga apenas depois de formado e no mesmo tempo de duração do curso, totalmente sem juros. O programa de parcelamento estudantil é feito pela própria UCP, sem vínculo com nenhuma instituição financeira. O acadêmico não precisa ter feito a prova do ENEM para participar do Mensalidade Flex.

Para que todos tenham acesso ao ensino superior, a UCP ainda conta com várias formas de bolsas e incentivos aos acadêmicos como o Fies, Amigo UCP, Amigo UCP Plus, Convênio Empresa e Desconto Familiar.

Além de todas essas vantagens a UCP oferece ainda o Prouni – Programa Universidade para Todos que dá bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Só pode ser candidato ao Prouni o estudante que participou da última edição do Enem e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação maior do que zero. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério na distribuição das bolsas de estudo.

 

NPJ

O Núcleo de Práticas Jurídicas da UCP (NPJ) é o setor responsável pela supervisão e funcionamento das atividades de estágio supervisionado dos Cursos de Bacharelado em Direto. Dentro de sua estrutura organizacional de um escritório modelo de advocacia fornece atendimento jurídico, que consiste na orientação e/ou atuação em processos judiciais ou em procedimentos extrajudiciais, às pessoas que não possuem condições econômicas para arcar com os custos de tal serviço.

 

Recepção aos Calouros – Festa a Fantasia

A maior festa universitária da Região Central do Paraná arrecada anualmente toneladas de alimentos que são doados para entidades de Pitanga e região que estão cadastradas no Núcleo Social da Instituição. A recepção aos calouros já é tradicional e acolhe pessoas de toda a região. Além de várias atrações realizadas durante a noite os calouros, divididos em grupos, realizam apresentações das danças que são julgadas por uma comissão. Além da apresentação dos acadêmicos, os professores e colaboradores também realizam sua apresentação de dança. As fantasias mais criativas participam do concurso de Melhor Fantasia que acontece na fanpage da Instituição, sendo que as três fantasias que ganham mais curtidas são premiadas.

 

Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual foi uma novidade de 2019 que conta com mais de dez mil títulos disponíveis aos acadêmicos, fazendo com que eles tenham mais facilidade e interatividade no modo de estudar e navegar. Ela está disponível 24 horas e permite que o usuário marque as páginas, faça uma busca dinâmica e também anotações. Além disso a Biblioteca está disponível na palma da sua mão e de onde estiver.

 

Plataforma Smart

A Plataforma Smart UCP envolve processos tecnológicos, metodologias ativas de ensino, bem como também contribui para professores de formação continuada dos professores. Este é um programa que visa a aprendizagem significativa, fazendo com que os acadêmicos levem os ensinamentos para a vida e o foco é na aprendizagem colaborativa entre professores e acadêmicos, servindo como estratégias pedagógicas. Além de permitir que um grande número de pessoas aprenda de forma simultânea, a plataforma fornece dados e informações sobre o desempenho do estudante para a Instituição. A interligação entre os conteúdos das Atividades Pedagógicas Supervisionadas (APS) e os discutidos em sala de aula, fazem o diferencial no desenvolvimento de um sujeito ativo e capaz de apresentar resoluções objetivas aos problemas que possam surgir em sua profissão. Pensando nisso, a Instituição criou o Espaço Smart, um espaço interativo, de fácil acesso e que está gerando mais integração entre os acadêmicos e a Plataforma Smart. A sala está sendo usada para aumentar a pesquisa, o conhecimento e a criatividade dos acadêmicos.

 

Administração da UCP é o 2º Melhor do Estado do Paraná

A UCP novamente se destaca a nível nacional em relação à qualidade dos seus cursos ofertados. Após o ciclo avaliativo do MEC na edição do Enade em 2018, o curso de Administração atingiu nota 4 e foi considerado o segundo melhor curso entre todos os ofertados no Estado do Paraná, e entre os 75 melhores cursos de administração do Brasil.

 

Exame Institucional de Auto Avaliação (ÊXITO)

O simulado é uma ferramenta eficaz para analisar o desenvolvimento dos acadêmicos durante a graduação e apresenta dados reais e específicos de cada curso. O Êxito já faz parte do calendário acadêmico, tornando-se uma ferramenta que traça o perfil do curso, da turma e do acadêmico, mostrando, após os dados analisados e transformados em relatórios qualitativos, o que é preciso ser realizado para que ocorra uma melhora, ou manutenção, da qualidade do ensino.

 

Aulão do Enem

Para ajudar os alunos na revisão dos conteúdos que podem cair na prova a UCP vem realizando anualmente Aulões do Enem nos dias que antecedem a prova. O evento é gratuito e tem como objetivo revisar os principais assuntos abordados pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos. Os participantes têm aulas com professores renomados na área e que trazem conteúdos sobre Sociologia, História, Interpretação de Texto (Português), Redação, Matemática, Física, Química e Biologia. Todas as disciplinas abordam a relação da competência e das habilidades, levando em consideração as matrizes do próprio Ministério da Educação.

 

Dia de Campo UCP

Os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária realizam o Dia de Campo de Culturas de Inverno e de Culturas de Verão na Fazenda Experimental UCP. No evento os acadêmicos apresentam os trabalhos realizados com pastagens, trigo, aveia, ovinocultura, bovinocultura, equinocultura, entre outros. Durante o dia os visitantes podem conhecem a Fazenda Experimental e adquirirem todo conhecimento sobre essas culturas, conhecendo também um pouco mais da estrutura física da UCP e podendo tirar suas dúvidas em relação aos cursos oferecidos na Instituição.

 

Copa de Futsal

Anualmente o curso de Educação Física promove a Copa de Futsal UCP. As disputas ocorrem durante a semana de prova entre diversas equipes femininas e masculinas de vários cursos da Instituição. Para realizar a inscrição das equipes é necessário a doação de alimentos, que são entregues às entidades de Pitanga. Além dos alimentos arrecadados nas inscrições individuais de cada atleta, as punições dos cartões que recebem em quadra geram mais alimentos a serem doados pelos atletas. Os campeões recebem troféus e medalhas. O evento é institucional, é de toda a UCP, pois todos os setores colaboram com muita disposição e união.

 

UCPVet – Clínica Veterinária da Faculdade UCP

Esta clínica é uma das últimas estruturas físicas entregues pela faculdade para atender o curso de Medicina Veterinária. Sendo composta da clínica de pequenos e grandes animais. O prédio de pequenos animais conta com dois centros cirúrgicos, sala de pós-operatório, sala para técnica operatória, ambulatório, farmácia veterinária, diagnóstico por imagem (raio x e ultrassom), laboratório clínico, sala de recuperação, dentre outros. Já o bloco de grandes animais conta com centro cirúrgico, raio-X digital e portátil, que pode ser deslocado para propriedades fora da área da faculdade, e estrutura para exames de brucelose e tuberculose em equinos, além de exames de anemia infecciosa em equinos. Um dos diferenciais da estrutura é que o centro cirúrgico tem um pequeno auditório, que possibilita que os alunos assistam aos procedimentos cirúrgicos através de uma janela envidraçada.

 

Vínculos Microsoft e Google

A UCP possui vínculos com as principais empresas de tecnologia do mundo. Oferecemos, gratuitamente, diversas ferramentas que são essenciais para que o acadêmico possa desenvolver seus estudos de maneira moderna e eficiente.

Google Education: possuímos várias ferramentas do Google, muito utilizadas pelos nossos acadêmicos e professores. Nosso e-mail institucional é o Gmail. Cada acadêmico recebe uma conta da UCP ao se matricular. Nessa conta, estão vinculadas várias aplicações, que podem ser utilizadas no seu computador, tablet ou smartphone. Dentre elas está o Google Drive, que possui espaço ilimitado, sendo extremamente seguro e confiável. Esqueça do Pendrive, salve todos os seus arquivos sem medo! Outra ótima ferramenta é o Google Classroom, um ambiente educativo totalmente virtual, tornando a vida dos acadêmicos e professores muito mais prática.

Microsoft Education: são disponibilizadas as principais ferramentas Microsoft, de uma maneira muito simples. Acadêmicos, docentes e colaboradores podem usar o “Office 365”, que inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote e agora Microsoft Teams gratuitamente, além de outras ferramentas para a sala de aula.

Tudo o que você precisa é de um endereço de e-mail institucional válido. Não é uma versão teste! Você pode usar durante toda sua vida acadêmica! Além do Office, oferecemos a plataforma Microsoft Azure, baseada nos conceitos da computação em nuvem. São inúmeros serviços e ferramentas reunidas em um só local, para que o acadêmico possa realizar projetos complexos sem custo adicional. Exemplos de ferramentas licenciadas no Azure com diversas versões disponíveis: Windows 10 Education, Windows Server, Project, Visio, Access e muitas outras! Instale onde quiser, é tudo seu!

Além dessas vantagens, a UCP oferece outros programas voltados para as áreas de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, como:

– Softwares Autodesk: Autocad, Revit, Inventor, Fusion 360, 3DSMAX, etc. (Sempre com as últimas versões)

– Archicad (Sempre com a última versão disponível)

– Entre outros (Consulte o NTI)

Todas essas aplicações estão disponíveis também em nossos laboratórios, utilize quando quiser!