Notícias e Eventos

I Café com Empresas

11 de julho de 2019

No dia 10 de julho, a Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná (UCP) promoveu o ‘I Café com Empresas’ da região Central do Paraná. Estiveram presentes no evento, empresários que representaram diversos setores da Indústria e Comércio do município de Pitanga e da região.

O ‘I Café com Empresas’ tratou de iniciativa que procura aproximar a academia à comunidade local e aos órgãos governamentais, dinâmica que prevê indispensável sinergia, pesquisa e conhecimento aplicado à real necessidade local. Trata de alternativa de desenvolvimento econômico e humano local, considerando talentos e vocações locais, restrições e potencialidades específicas, considerando desenvolvimento como liberdade, considerando que a razão de ser da Faculdade UCP é contribuir para a realização das finalidades da sociedade.

A conceptualização de Desenvolvimento Regional clarifica questões fundamentais para os propósitos deste evento. A ideia de crescimento e/ou de desenvolvimento econômico tem desviado as atenções da tarefa básica de identificação das necessidades fundamentais da coletividade, compromissos inerentes ao Ensino Superior. Ademais, conceitos restritos de desenvolvimento econômico desviam as atenções sobre as possibilidades que abrem ao homem os avanços da ciência, para concentrá-las em objetivos abstratos do ‘crescimento’, interesses nem sempre públicos.

A percepção e o reconhecimento de necessárias novas estruturas de produção e trabalho, rápida transformação, e, que carregam consigo inseguranças e necessidades de atualização permanente, trazem o sentido do ‘estreitamento’ dessa comunicação entre a academia e os setores produtivos.

Os propósitos do evento se cumpriram e superaram as expectativas da comunidade acadêmica. De maneira informal (acompanhada de uma xícara de café e culinária local, como costuma-se fazer entre amigos) a pauta de proposições institucionais avançou para um plano compartilhado e alinhado pelo desenvolvimento econômico e social do município, e que se estende para fortalecimento dos municípios de toda a região.

Ao investigar os índices de desenvolvimento da região, emergem questões históricas fundamentais (desafios) para propor o fortalecimento de possibilidades para o desenvolvimento do município de Pitanga (e da região). Acompanhando a história do desenvolvimento institucional e a missão da Faculdade UCP, que trata de formar profissionais competentes, éticos e comprometidos com o melhoramento da realidade na qual estão inseridos, verifica-se que este evento, e especialmente as deliberações a partir dele, fortalecem esse propósito.

É possível se aproximar de propostas capazes de atender às expectativas de padrões mais elevados de qualidade de vida, inerente aos compromissos científicos e sociais do Ensino Superior. É compromisso assumido pela Faculdade UCP. É compromisso assumido pelos empresários locais, em ‘parceria fortalecida’ a partir desse encontro.

Nossos acadêmicos merecem. A família de nossos acadêmicos merece. A educação, a saúde e a renda merecem. Qualidade de vida é um direito e uma conquista. O município de Pitanga e região merece, ‘Estuda e Trabalha’ para isso.  Se ‘Une’ para isso.

 

Sônia Maria Hey

Coordenadora Acadêmica

Faculdade UCP