Acadêmicos de Engenharia Agronômica da UCP vivenciaram em aula prática a importância do planejamento agrícola em uma propriedade

22 de maio de 2019

No dia 18 de maio, os alunos do 7° período do curso de Engenharia Agronômica da UCP vivenciaram em aula prática a importância do planejamento agrícola em uma propriedade, seu histórico de produção, representatividade e técnicas para amostragens de solo, além de debater a respeito das melhores práticas de manejo e conservação do solo em suas áreas de produção e ensino. Já em laboratório os estudantes estão vivenciando a padronização e execução de métodos e análises, onde estão avaliando a densidade e umidade do solo, além da evolução de C-CO2 do solo pela respiração microbiológica. A aula contempla a disciplina de Manejo e Conservação do Solo ministrada pelo professor Ricardo Fialho.

“Entender o sistema solo e trabalhar seu correto manejo e conservação é de suma importância quando desejamos alcançar altas produtividades de maneira sustentável, ou seja, garantindo sua utilização às gerações futuras. Para isso devemos buscar manejos e sistemas que propiciem maiores aportes de resíduos (cobertura do solo morta ou viva/rotação de culturas) e menores perdas de matéria orgânica do solo”. Relata o professor.