Acadêmicos de Medicina Veterinária participaram de teste de diagnóstico para tuberculose em bovinos

03 de maio de 2019

Na última terça-feira, 30/04, os alunos dos 5º períodos A e B de Medicina Veterinária realizaram uma aula prática na disciplina de Doenças Infecto-contagiosas e Parasitárias ministrada pela profª Flávia. Na ocasião, o prof. César Hoepers, foi convidado para realizar uma simulação do teste de diagnóstico para tuberculose em bovinos, chamado de tuberculinização intradérmica. Além, disso os alunos também aprenderam a fazer a coleta de sangue em bovinos para realização do teste de diagnóstico de brucelose bovina, conhecido como prova do antígeno acidificado tamponado. O objetivo da aula foi relacionar os conteúdos já abordados em sala de aula com a prática dos testes, discutindo aspectos importantes da execução destas técnicas bem como a interpretação dos resultados e a conduta adequada em cada caso. Vale salientar que estes testes diagnósticos fazem parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e apenas médicos veterinários habilitados, como o prof. César, podem realizar o teste na rotina.