01/11/2024
20 de março de 2019
No dia 19 de março, foi proposto para a turma do quinto período de Pedagogia, na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, um plano de aula referente ao trabalho com as frações e materiais concretos que podem contribuir na formação das práticas pedagógicas dos acadêmicos.
A partir dos conteúdos desenvolvidos, foram utilizados problematizações e situações relacionadas ao contexto matemático, no qual, diante de alguns recortes de espaço conceitual, focaram o tema a ser refletido.
“Estas propostas de estudos obedecem às atividades individuais e coletivas, com os mais variados mecanismos metodológicos: Exposição das Frações, operacionalização das mesmas com materiais que relacionem a ideia das circunferências e quadriláteros”, destacou o professor da disciplina Valdir Guimarães.
Assim, com exemplos de alimentos, foram utilizados bolos, pizzas e demonstrações com as medidas fracionárias líquidas, que possibilitaram diversas práticas, no qual os estudantes de Pedagogia se deparam em seu cotidiano, desenvolvendo analogias entre o abstrato, concreto e também o lúdico.