01/11/2024
20 de novembro de 2018
Um caso curioso ocorreu durante a aula de Morfologia Vegetal do curso de Engenharia Agronômica, da Faculdade UCP, em Pitanga, sobre a bananeira. Isso mesmo, muitas pessoas acreditam que os pontinhos pretos que existem no centro da banana são sementes, mas não. Aquelas estruturas são óvulos não fecundados, pois, a banana cultivada é um fruto partenocárpico, ou seja, que se desenvolve sem que haja fecundação e, portanto, não possui semente.
O acadêmico Alison Soares Bonfim relatou que no Sítio Retiro Santo Antônio, em Nova Tebas – PR havia bananeira que produzia sementes. Sendo assim, o mesmo trouxe até a Faculdade UCP as bananas com sementes para análise e observação da espécie.
Destaca-se que ainda hoje é possível encontrar bananas com sementes na natureza. Essas bananeiras selvagens normalmente desenvolvem sementes em situações de estresse ambiental como forma de garantir a sua sobrevivência. A bananeira sem semente – Musa balbisiana é nativa do Sul da Ásia. No entanto, pode ser encontrada na região da Mata Atlântica pelo litoral brasileiro, o caso encontrado em Nova Tebas, desperta interesse já que município localiza-se na Central do Paraná.