01/11/2024
03 de outubro de 2018
A Faculdade UCP sediou, na noite de segunda-feira, 01, o Lançamento do Livro: De onde vim, onde estou e para onde volto, do escritor José Altevir Mereth Barbosa da Cunha.
A solenidade contou com a participação especial dos integrantes da Academia de Letras dos Campos Gerais; dos acadêmicos da Academia Pontagrossense de Letras e Artes; da sociedade pitanguense; dos professores, acadêmicos e colaboradores da Faculdade UCP e dos funcionários do Hospital São Vicente de Paulo.
Uma noite poética e cultural, sendo prestigiada, com a apresentação da estudante Maria Eduarda Godoy Brás, representando o Colégio São Bento de Pitanga, primeira escola do autor em sua vida, a qual interpretou o poema “eu quero”, escrito em 18.04.1973. E, da acadêmica Renata Regis Floribeslo, da Academia de Letras, que realizou uma performance, interpretando o poema “Pitanga Berço Meu”, escrito também pelo autor em 02.08.1971, quando partiu de Pitanga.
Na sessão de autógrafos e fotografias, o artista Silvestre Alves, membro da Academia de Letras e Artes, abrilhantou o encerramento cantando músicas que abordaram o tema tropeirismo.
Sobre o livro
O livro conta com 344 páginas e traz poesias, contos, causos e discursos produzidos por décadas, durante a vida do autor, com ênfase a Pitanga, sua terra natal; sua trajetória na advocacia e na Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde ministrou aulas por 35 anos. A venda do livro foi destinada integralmente para o Hospital São Vicente de Paulo, de Pitanga.
Biografia
Jose Altevir Mereth Barbosa da Cunha, filho de Alcides Barbosa da Cunha e Edazima Dorothea Mereth Cunha, nasceu no dia 03/05/1951, em Pitanga, no Paraná, onde iniciou seus estudos no Colégio São Bento, ginásio, e depois o segundo grau na Escola Normal Professor Brandão e no Colégio Estadual Antônio Dorigon, em sua primeira turma. Cursou Bacharelado em Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entre 1972 e 1976, e desde 1977, atuou como professor de Direito na mesma Instituição. É especialista em Direito Processual Civil e Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Participou da Obra “Contos e Crônicas da Prática Jurídica” com quatro contos e, em “A Xícara” da Academia de Letras dos Campos Gerais. Advogado Militante é integrante da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), ocupando a cadeira n.34; tem centenas de poesias construídas desde a década de 1970, as quais junto com diversos contos a crônicas dão ensejo a esta publicação com fins filantrópicos para Pitanga.