Atividade interdisciplinar: descomplicando o ensino de Língua Portuguesa

03 de abril de 2018

No dia 03 de abril, as alunas do V período de Pedagogia apresentaram os trabalhos da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Helena de O. Andrade e em parceria com a disciplina de Metodologia da Alfabetização e Letramento, ministrada pela professora Graziele Potoski. O objetivo do trabalho foi “desafiar” as alunas a construírem jogos voltados ao ensino de Língua Portuguesa, jogos estes que consolidassem os conteúdos estruturantes trabalhados na disciplina.

A entrega do trabalho, no entanto, representa a primeira etapa. A segunda visa trabalhar a vivência das alunas em sala de aula, por meio da aplicação desses jogos em visitas de alunos da rede municipal à Brinquedoteca da UCP. Assim, as alunas poderão compreender e vivenciar o ensino de Língua Portuguesa, colocando em prática atividades que buscam trabalhar as interações sociais entre conteúdo/aluno/sociedade. Além disso, tal atividade busca integrá-las em projetos que visam a interação com a comunidade, reafirmando mais uma vez o compromisso social e educacional que a UCP e o curso de Pedagogia tem com a região central do Paraná.