10/05/2019
21 dez
Como não amar as férias, não é mesmo? Que tal aproveitar o tempo livre para fazer coisas diferentes e que você sempre quis mas não tinha tempo? O problema é que muitos aguardam tanto pelas férias que esquecem de se planejar e, quanto elas chegam, não têm a mínima ideia do que fazer com todo o tempo livre.
Ninguém merece voltar ao trabalho/estudos mais cansado do que saiu, não é? Então, veja 13 dicas práticas para decidir o que fazer nas férias e aproveitar ao máximo o tempo de descanso tão merecido!
Veja nossas dicas aqui!
Sabe aquele esporte favorito que você não pratica faz um século? Pois é, esse é o momento! Se for um esporte em equipe, como futebol, vôlei ou basquete, é também uma ótima oportunidade de reunir os amigos e passar tempo junto deles. Caso seja algo individual, como caminhar ou andar de bicicleta, basta ver se as roupas e materiais estão em dia e reservar um horário do dia para isso. Usar um aplicativo de treino também serve como incentivo.
Pense em formas de incluir essa atividade na sua agenda mesmo depois de voltar às atividades normais. Cultivar hábitos saudáveis fará toda a diferença no seu desempenho como profissional.
Se as finanças permitirem, uma das melhores maneiras de aproveitar as férias é por fazer uma viagem. Seja para visitar a família ou conhecer pontos turísticos, viajar é a oportunidade ideal de sair da rotina e recarregar as energias.
Mas é preciso se planejar direito. Para isso, vale a pena fazer uma lista de possíveis destinos, bem como cotações de valores e prazo de ida e volta. Veja também se compensa procurar pacotes de viagem em agências de turismo. Tudo isso vai evitar que você fique sobrecarregado com os preparativos quando as férias chegarem.
Eu ouvi falar em maratona? Exatamente, e essa é no conforto da sua casa!
As férias oferecem todo o tempo que você precisa para maratonar aquelas séries da Netflix (ou qualquer outro serviço de streaming que você goste) que você tanto aguardava sem medo de ser feliz.
Na verdade, é o seu gosto que manda: se preferir esportes, vida animal, culinária, moda ou qualquer outro tema, é só colocar as séries/filmes/programas de TV em dia.
Aprender um hobby novo é prazeroso e pode acrescentar muito ao desenvolvimento pessoal (e até profissional), mas exige tempo, especialmente no início. É por isso que vale a pena se dedicar a aprender uma nova habilidade durante as férias. Será mais fácil manter a regularidade e entender bem os conceitos envolvidos sem a pressão de conciliar isso com os compromissos importantes do dia a dia.
Alguns hobbies que você pode aprender são:
É bastante óbvio, nós sabemos, mas por incrível que pareça, a maioria das pessoas tem um conceito errado sobre as férias. Elas encaram esse período como o tempo de fazer tudo que nunca tiveram tempo de fazer durante o ano. Isso faz com que a pessoa fique exausta justamente no tempo que deveria usar para descansar.
Com isso em mente, tenha desde já uma noção realista sobre as férias e tire tempo para descansar. Esse tempo vai fazer diferença depois, quando voltar à rotina.
Realizar trabalhos voluntários também pode ser uma boa opção para aproveitar bem as férias e realizar atividades com propósitos que ajudam a sociedade. Escolha uma atividade que tenha a ver com o seu perfil — seja de lidar com pessoas ou cuidar de animais, por exemplo — e busque alternativas para ajudar em sua cidade.
Ler é um hábito incrível, que pode transformar a sua vida tanto pessoal quanto profissionalmente. E você provavelmente tem alguma leitura para colocar em dia, certo? Não importa se são histórias em quadrinhos ou livros de negócios, o que vale é aproveitar parte do tempo livre para se atualizar e riscar da lista alguns dos itens que separou para ler.
E se você não tem uma lista para colocar em dia? Tudo bem, temos várias recomendações para te ajudar.
A possibilidade de tirar mais tempo para passar com a família e os amigos é uma das melhores partes de sair de férias. Se a correria do dia a dia torna difícil que as agendas de parentes e pessoas próximas fiquem alinhadas com a sua, nas férias é mais fácil se adaptar para passar tempo junto deles. Entre em contato com os familiares e amigos que deseja rever e combine com eles o que fazer.
E se a grana está curta para viajar, quer dizer que você vai ter de realizar apenas atividades em casa, como a maioria das que foram listadas até aqui? Claro que não!
Visite lugares novos na cidade em que mora! Talvez seja a oportunidade para encontrar pontos turísticos, conhecer novas experiências gastronômicas ou participar de eventos culturais interessantes que acontecerem no seu período de férias.
Sonhar com o futuro é algo que pode ser feito todos os dias, mas fazer planos é algo bem diferente, pois requer tempo e consideração sobre vários assuntos importantes. O que você espera alcançar no próximo ano pessoal e profissionalmente? E o que você espera alcançar daqui a cinco ou dez anos? O que você faz agora está impactando (ou pode impactar) na realização desses objetivos?
Sentar para pensar nessas questões e traçar metas realistas para o próximo ano vai ser muito útil para o seu sucesso e felicidade, além de gastar pouco tempo das suas férias.
Controlar o tempo é um dos maiores desafios da vida moderna. Enquanto muitas pessoas gostariam que o dia fosse mais longo, a verdade é que essa não seria a solução. Pense nessa lista de dicas, por exemplo. São dezenas de atividades que você pode fazer em algumas semanas. Enquanto seria incrível fazer todas elas, será mais produtivo escolher algumas e aproveitar ao máximo a experiência.
Se você aprender a controlar seu tempo nas férias, vai ser mais fácil fazer isso depois que voltar à rotina, o que pode ser garantido com o uso de ferramentas de produtividade.
Todos os objetivos que você traçou para esse ano se cumpriram? Se sim, como foi a jornada até que conseguisse isso, mais fácil ou difícil do que esperava? Caso a resposta seja não, o que faltou para atingir as metas? Avaliar o progresso dos objetivos traçados vai ajudar a ver seu desempenho e como ele pode melhorar ainda mais para o futuro.
O período de férias é apropriado porque sua cabeça estará fria e descansada para fazer uma análise imparcial e objetiva.
Aprender um novo idioma está na lista de tarefas de quase todo profissional, então que tal aproveitar as férias para dar o pontapé inicial? Escolha o melhor lugar e os horários em que pode estudar, e não deixe de pensar nos benefícios que terá por dominar uma nova língua, como crescimento profissional e pessoal.
Depois de tantas dicas, é com você escolher o que fazer nas férias! O que importa é usar bem esse período para esfriar a cabeça e se preparar para continuar a sua jornada mais forte do que nunca!