01/11/2024
01 de dezembro de 2017
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana as notas do Índice Geral de Cursos (IGC), em que novamente a Faculdade UCP obteve destaque na região Central do Paraná e Vale do Ivaí.
Segundo o relatório do MEC, a UCP é uma das melhores faculdades da Região Central e Vale do Ivaí. A instituição conquistou conceito 3 na faixa do IGC, em uma escala que vai de 1 a 5.
Entre todas as faculdades do Paraná, a UCP é a 30ª melhor do Estado. O MEC avaliou 144 faculdades no Paraná.
Ainda segundo o relatório divulgado pelo MEC, o IGC foi atribuído à 1741 faculdades do país e a Faculdade UCP está entre as 350 melhores do Brasil.
O IGC é considerado o mais importante conceito do ensino superior no Brasil. As informações divulgadas são referentes às avaliações de 2016. O relatório completo pode ser conferido no portal do MEC, clicando aqui.
Ainda segundo os relatórios de 2016, o curso de Agronegócio conquistou o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo uma das melhores notas do Paraná.
Segundo a professora e diretora geral da Faculdade UCP, Jane Silva, a instituição vem comprovando a cada dia ser a melhor faculdade da Região Central e Vale do Ivaí, sempre apresentando altos índices, e estando a frente de renomadas faculdades do Paraná.
“A missão da UCP é formar profissionais competentes, éticos e comprometidos com o melhoramento da realidade na qual estão inseridos. Diante disso, salientamos que o compromisso da Faculdade UCP é proporcionar sempre aos nossos acadêmicos e a sociedade o convívio com o que existe de melhor em estrutura física, além de profissionais qualificados que auxiliam o processo de ensino aprendizagem, contribuindo na formação de profissionais preparados e competentes para resolver os mais diversos desafios que a vida profissional possui. Sem mencionar a contribuição para as relações interpessoais e a criação de rede de contatos, que só o Ensino presencial de qualidade proporciona aos acadêmicos”, acredita a professora Jane.
As notas atribuídas pela avaliação do MEC são baseadas na análise das condições de ensino, em relação ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Para o cálculo, são consideradas a qualidade dos cursos, revelada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.