Alunos de Agronegócio da UCP participam de atividade da disciplina de Silvicultura

04 de outubro de 2017

Na noite de 04 de outubro, os alunos do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da UCP, coordenados pelo Professor da disciplina de Silvicultura, João Ronaldo, realizaram aula prática de inventário florestal na floresta de Araucária do campus da Faculdade. Na prática, o inventário florestal visa obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está se desenvolvendo. A atividade realizada foi inventário florestal de área restrita, que são os mais comuns e constituem a maioria dos inventários florestais. Em geral, visam determinar o potencial florestal para utilização imediata ou embasar a elaboração de planos de manejo. Também fez parte da aula prática a enumeração total ou censo, onde todos os indivíduos da população foram observados e medidos, obtendo-se os valores reais ou verdadeiros, isto é, os parâmetros da população. Aulas práticas como esta, conseguem relacionar a teoria com prática e fixam o conteúdo de forma mais efetiva. O que se mostra de grande importância é, o aprendizado e a percepção por parte dos alunos da aplicabilidade do inventário florestal nas propriedades rurais.