5 dicas para conciliar estudos e trabalho

25 abr

Saber administrar o tempo é o principal segredo para conciliar estudos e trabalho, confira algumas dicas que separamos para vocês!

Trabalhar durante o dia e estudar à noite não é tarefa das mais fáceis, seja por conta do cansaço físico ou da sobrecarga psicológica. No entanto, essa é uma realidade para muitos universitários que precisam trabalhar para arcar com os próprios gastos, sejam eles referentes à mensalidade da faculdade ou às despesas da casa.

Além de muita força de vontade, você precisa se organizar para não deixar que trabalho atrapalhe seus estudos e vice-versa. Confira algumas dicas para conciliar estudos e trabalho!

Estabeleça sua prioridade

O primeiro passo é verificar qual das duas atividades é a mais importante no momento. Se for o trabalho, procure deixar para estudar nos períodos livres ou finais de semana. Mas se no seu caso a prioridade é a faculdade, escolha um emprego mais flexível ou com carga horária reduzida. Desse modo você não precisa deixar para estudar apenas a noite, quando já está cansado. Também é importante ter um emprego com horário fixo para você poder se programar e não chegar atrasado nas aulas.

Crie um cronograma de compromissos

Montar um cronograma com os compromissos da semana é essencial para conciliar estudos e trabalho. Distribua os momentos de estudo durante os dias, ao invés de fazer todas as tarefas em uma noite ou sempre deixar para estudar na véspera. Dessa forma, você ainda pode deixar o final de semana para atividades de lazer. Anote em uma agenda ou no seu celular datas importantes, como provas, entregas de trabalhos ou projetos profissionais, evitando o adiamento de tarefas.

Atenção às atividades básicas

Mesmo na correria entre trabalho e faculdade, não descuide da sua alimentação, do seu sono e dos seus momentos de lazer. Com equilíbrio entre eles, sua rotina se torna mais leve e você consegue absorver tudo que aprendeu no dia. Para estar disposto durante toda a semana, é preciso se alimentar bem e dormir entre seis e oito horas por noite, por isso, virar a noite estudando não deve virar um hábito!

Lembre-se também de reservar um momento do dia só para você, sem pensar em responsabilidades. Pode ser na hora do almoço ou no intervalo das aulas, o importante é fazer algo para distrair e aliviar um pouco o stress do dia a dia.

Aprenda a abrir mão

Para conciliar estudos e trabalho é preciso saber dizer não e sacrificar alguns aspectos da vida pessoal. Os horários de lazer reduzidos e estudo aos finais de semana passam a fazer parte da rotina, mas é preciso entender a importância do trabalho para seu sustento e o papel do estudo no seu desenvolvimento profissional. O foco deve ser nos ganhos futuros.

Converse com seus chefes e professores

Se você trabalha e estuda e precisa de um horário flexível para os estudos, vale a pena conversar com seu chefe e expor sua situação atual. Caso o emprego seja muito rígido, converse com os seus professores e tente combinar a entrega de trabalhos por e-mail ou Class Room. Tente fazer um acordo em que os dois lados fiquem satisfeitos.

Por fim, antes de aceitar uma oportunidade de trabalho durante a faculdade, pense também na possibilidade de um estágio ou um freelancer, mesmo que a remuneração seja menor, seus horários ficarão mais flexíveis e você poderá botar em prática o que aprende na faculdade. Você também pode tentar poupar algum dinheiro durante os estudos através de bolsas, parcelamentos e financiamentos, como o Prouni e o Fies. Além do programa MensalidadeFlex que a UCP oferece.