A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UM PERFIL NO LINKEDIN

03 abr

As redes sociais são um exemplo muito claro da abundância de ferramentas de interação que temos disponíveis. A maioria dos jovens tem pelo menos um perfil criado no Facebook, Twitter ou Instagram, em que compartilha fatos de sua vida ou conteúdos que acha relevantes, além de seguir marcas ou pessoas que lhe inspiram.

Já que as redes sociais têm todo esse alcance, por que não usá-las para fazer contatos profissionais ou encontrar grandes oportunidades de carreira? O LinkedIn, voltado especialmente para o mercado de trabalho, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente entre os estudantes, recém-formados e pequenos empreendedores.

Quer saber por que criar um perfil no Linkedin pode ser muito proveitoso e útil para você? Confira nossas dicas:

POR QUE É IMPORTANTE TER UM PERFIL NO LINKEDIN?
Essa rede social não é nenhuma novidade. Criada em 2003, a plataforma hoje em dia conta com mais de 300 milhões de usuários no mundo todo, que a utilizam como uma maneira de encontrar boas oportunidades de empregos e ampliar o networking em suas áreas de atuação.

O serviço também vem sendo cada vez mais aproveitado por empresas e recrutadores. Para se ter uma ideia, das 100 melhores empresas para se trabalhar, segundo o ranking Fortune 100, 90 se voltam para o LinkedIn para descobrir talentos e encontrar futuras contratações. Além disso, 30% dos recrutadores reconhecem-no como uma das fontes mais importantes na hora de contratar uma pessoa.

No Brasil, a rede conta com 20 milhões de usuários já cadastrados, figurando como um dos 5 principais mercados da empresa a nível mundial. Em nosso país, o segmento que mais cresce em número de perfis na rede social é o de estudantes. Isso porque muitos jovens já se deram conta de que ter um perfil no LinkedIn, em um futuro próximo, será tão ou até mesmo mais importante do escrever um bom currículo.

COMO CRIAR UM BOM PERFIL NO LINKEDIN?
Criar um perfil no LinkedIn é muito fácil: basta ter um endereço de e-mail válido e cadastrar-se por meio da página oficial da plataforma. Entretanto, não basta somente fazer seu perfil sem critério algum.

Lembre-se de que você está ali para dar um up em sua carreira, encontrar boas oportunidades, conhecer pessoas que podem vir a ser seus futuros chefes e interagir com gente da sua área de atuação. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a criar um bom perfil no Linkedin:

FOTO DE PERFIL
Nunca deixe seu perfil no LinkedIn sem foto. É importante que sua página profissional tenha um rosto, para que possíveis recrutadores não o vejam apenas como mais um hiperlink. Mas atenção: deixe aquela foto da balada, bar, praia ou com seu animalzinho de estimação para o Facebook ou Instagram.

Escolha uma foto que consiga passar um pouco de sua personalidade, mas também profissionalismo e responsabilidade. Lembre-se, você está ali com objetivos profissionais.

EXPERIÊNCIAS E HABILIDADES
Mesmo que você ainda esteja estudando ou tenha poucas experiências profissionais, não se intimide! Descreva tudo o que você já fez, estágios, projetos dos quais fez parte, idiomas que domina, se já ganhou algum prêmio, se é autor de algum artigo ou projeto acadêmico, se já morou no exterior, etc.

Também descreva suas habilidades e características profissionais que possam ser relevantes para sua área. Tudo conta; por isso, não seja tímido nem tenha medo de parecer arrogante, mas tente fugir dos clichês e frases prontas.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E VOLUNTÁRIAS
Esse item, apesar de não parecer, anda ganhando cada vez mais destaque entre recrutadores. Quem você é e o que você faz quando não está atuando profissionalmente? Quais são os seus valores? Pelo que você se interessa? Empresas e ONGs, sobretudo as mais inovadoras, buscam candidatos que tenham “a cara” delas. Por isso, mostre-a!

RECOMENDAÇÕES
Existem campos específicos no LinkedIn para que pessoas que conhecem você, suas habilidades e características acadêmicas ou profissionais possam fazer recomendações, que ficam visíveis para quem acessar o seu perfil. Por isso, peça para que ex-chefes ou professores com quem você tem afinidade escrevam uma recomendação para você.

CONTEÚDO VISUAL
O grande diferencial do Linkedin em comparação aos currículos “normais” é a possibilidade de montar infográficos ilustrados, com informações que você acha relevantes, bem como fazer o upload de fotos, vídeos, apresentações e projetos de design. Você se orgulha daquela apresentação que montou para a faculdade ou estágio? Mostre-a a seus futuros chefes anexando-a ao seu perfil no Linkedin!

COMO UTILIZAR O LINKEDIN DA MANEIRA CORRETA?
Depois de criar seu perfil com bastante atenção e cuidado, preenchendo os campos necessários e seguindo as dicas que demos acima, é hora de começar a administrar seu perfil e utilizá-lo a seu favor!

PARTICIPE ATIVAMENTE DE GRUPOS DE DISCUSSÃO DE SUA ÁREA
Neles, você pode encontrar pessoas mais experientes, tirar dúvidas sobre a profissão e aumentar seu networking. Não fique só observando, interaja também!

SIGA PESSOAS E EMPRESAS RELEVANTES EM SUA PROFISSÃO
Assim como no Facebook, muitas empresas e pessoas influentes têm perfis no Linkedin. Siga-os e tenha acesso a conteúdos interessantes para você!

COMPARTILHE E COMENTE CONTEÚDOS
No LinkedIn é possível compartilhar conteúdos ou comentar posts de seus amigos. Por isso, sempre que possível, compartilhe artigos ou reportagens sobre sua área de atuação e incremente discussões sobre o assunto. Mostre que você é interessado e atualizado sobre sua profissão!

MANTENHA SEU PERFIL SEMPRE ATUALIZADO
Após criar o seu perfil, crie o hábito de acessá-lo, no mínimo, uma vez por semana. Não os deixe às moscas! Além disso, sempre o mantenha atualizado, com informações e experiências atuais.

Criar e administrar corretamente um perfil no LinkedIn pode te trazer grandes oportunidades profissionais, mesmo que você ainda seja um estudante. Não perca mais tempo e crie já o seu! Acredite, você só tem a ganhar com isso.