Dicas sobre como melhorar o seu desempenho na Faculdade

15 mar

Quer melhorar o seu desempenho na faculdade e garantir o seu futuro profissional? Confira algumas dicas que a Faculdade UCP reservou para você.

REGRAS BÁSICAS:

1. Priorize: Ter um bom desempenho na faculdade deve ser a coisa mais importante para você.

2. Estude: Não existe outra forma de ser um bom aluno. Aproveite algumas horas do seu dia para revisar as matérias das aulas.

3. Presença: Só falte às aulas em situações de emergência. Lembre-se de que o conteúdo apresentado raramente será revisado pelo professor.

4. Disciplina: Você deve desenvolver a autodisciplina, ou seja, saber quando cada trabalho, lição de casa ou revisão deve ser feita.

5. Gerenciamento de tempo: O seu professor não vai lembrá-lo de todos os seus afazeres. Por isso, é preciso administrar o seu tempo para não perder prazos importantes.

LIÇÕES DE CASA E TRABALHOS:

O que fazer: escreva de forma legível, concisa e coerente, facilitando o trabalho do seu professor. Não dispense comentários que o ajudem a entender o que você quer dizer.

Quando fazer: interiorize o pensamento de que se você não está adiantado, você está atrasado. Isso significa que se você tentar fazer as coisas no “tempo certo”, imprevistos podem acontecer e impedi-lo de cumprir os prazos. Tente adiantar o máximo de tarefas possível.

O que aprender: lembre-se de que acertar uma resposta na lição de casa não significa que você entendeu todo o conteúdo, e sim que resolveu um problema em particular daquela disciplina. Não se apoie inteiramente nas lições de casa e estude sempre que possível.

PROVAS:

Preparação

Priorize os conteúdos de acordo com a dificuldade que você tem com cada um deles. Essa é a hora de colocar as suas habilidades de gerenciamento de tempo em prática. Separe algumas horas na semana para estudar cada matéria, tendo em mente que aquela que você tem mais dificuldades deve ser revisada por mais tempo. Veja como fazer isso:

• Estude da forma que for melhor para você, seja ela em grupo, sozinho, ouvindo música, lendo ou reescrevendo as anotações.

• Estude nas horas mais confortáveis para você. Alguns alunos preferem estudar durante a tarde, outros durante a noite. Encontre o seu melhor horário.

Evite decorar. O mais importante é que você aprenda o conteúdo, e não apenas memorize-o para as provas.

Durante a prova

• Leia as instruções da prova com atenção. Não vale a pena perder pontos por coisas que poderiam facilmente ser evitadas.

• Leia a prova inteira antes de começar.

• Lembre-se de que não é necessário fazer a prova em ordem. Resolva primeiro as questões mais fáceis, garantindo pontos para a sua nota. Depois, dedique o seu tempo para os exercícios mais complicados.

• Pense antes de todas as respostas. Por mais que você acredite que a resposta é óbvia, essa reflexão vai ajudá-lo a ter certeza de que escolheu a alternativa ou as palavras certas.

• Faça exatamente o que a questão pede. Por exemplo, se o professor pedir para você dissertar sobre um tema, não faça uma análise ou dê a definição do mesmo. Isso pode diminuir a sua nota.

E aí gostou das dicas? Agora é só se planejar e organizar ainda mais os estudos!