Como escolher um bom tema para o TCC

26 fev

Está na reta final do curso e ainda não escolheu seu tema para o TCC? A UCP te ajuda!

Os últimos semestres da graduação costumam deixar os acadêmicos nervosos. Afinal, um ciclo importante está prestes a se concluir. E para encerrar o curso superior é preciso passar por uma fase que tira o sono de muitos alunos: o TCC.

O famoso Trabalho de Conclusão de Curso é temido por ser um trabalho que demonstrará o conhecimento e as habilidades adquiridas ao longo da graduação e que levará o seu nome como autor principal. Por isso, a hora de escolher o tema para o TCC pode ser problemática. Para te ajudar nesse momento, a UCP te dá 6 dicas para não errar na escolha do tema do seu trabalho.

1. Afinidade com o tema

Você precisa levar em consideração que irá conviver muito com o seu TCC. Ele te acompanhará durante vários meses e a maior parte dos seus esforços serão direcionados a ele. Então, é preciso que você goste daquilo que irá estudar. Reveja durante a graduação quais áreas você teve mais afinidade, sobre o que teve vontade de se aprofundar e pense qual área da sua profissão mais sente vontade de atuar. Gostar daquilo que irá estudar é fundamental para o sucesso do seu trabalho. Procure um tema que te cause inquietação, essa é a chave para um bom tema de TCC.

1. Pesquise o que já existe na sua área

Antes de definir aquilo que quer estudar, veja o que já foi estudado antes de você. Procure na internet monografias, dissertações, teses, artigos e outros trabalhos da sua área relacionados ao seu tema. Além de não correr o risco de trabalhar em cima de um tema que já foi estudado muitas vezes, você pode ter novas ideias para o seu trabalho a partir de outras pesquisas, ou uma outra visão sobre um tema já abordado.

1. Relevância do tema

Um tema que tenha relevância para sua área de estudos também pode ser a chave para o sucesso do seu TCC. Assim, você poderá utilizar para continuar a pesquisa em um mestrado ou doutorado, caso queira seguir carreira acadêmica. E ainda ajudar a outros pesquisadores da sua área com um tema relevante.

1. Tempo do Projeto

Ao escolher seu tema, tenha em mente que o tempo para sua pesquisa é de cerca de um ano letivo. Por isso, delimite seu projeto. Quanto mais específica for a sua pergunta a ser respondida, mais facilmente você conseguirá respondê-la no prazo determinado de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.

1. Material de suporte

Quando estiver pensando seu tema de TCC, leve em consideração se terá acesso a material de suporte suficiente para o desenvolvimento do texto. Se for uma pesquisa apenas bibliográfica, certifique-se de que terá acesso a todos os livros. Caso precise de algum outro material, verifique antecipadamente se conseguirá ter. Afinal, não adianta um ótimo tema sem ser desenvolvido.

1. Orientador

Assim que pensar a área da sua pesquisa, encontre um orientador que possa auxiliá-lo e estude a mesma área ou correlacionada ao que você deseja estudar, para que assim possa fornecer materiais ricos e boas ideias para seu tema ficar ainda mais completo. Não tenha medo de pedir ajuda ao seu orientador, é função dele ajudar você na missão de construir um bom Trabalho de Conclusão de Curso.

Com essas dicas da UCP você pode ficar mais tranquilo para escolher um tema para o TCC. Outra dica da UCP que pode te ajudar a realizar o TCC é como criar um sumário no Word! Acredite, pode parecer muito simples, mas vai tirar seu sono na reta final do TCC. Aprenda agora!