5 negócios que são tendência para 2018

17 jan

Abrir o próprio negócio. Quem nunca sonhou com essa hipótese que atire a primeira pedra. Porém, mais do que apenas se lançar no mercado com uma nova iniciativa, é preciso antes pesquisar e montar um plano de negócios que possa fazer com que você seja bem-sucedido. Além disso, é preciso ficar de olho no tipo de negócio que você pretende abrir. Será que você está abrindo um negócio que vai ser tendência para 2018? Separamos algumas dicas de negócios que tem tudo para estourar em 2018!

 

1. Alimentação alternativa

Buscar uma alimentação mais saudável sempre foi um objetivo de vida para o ser humano. Entretanto, foi somente de uns tempos para cá que esse mercado se estruturou com muita intensidade e percebeu que as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por uma boa comida, desde que ela tenha de fato algum diferencial que comprove a ideia de “comer melhor para ter uma vida melhor”. A intolerância ao glúten e à lactose, por exemplo, passaram a ser melhor divulgadas e hoje o número de pessoas que adotam dietas livres desses itens aumentou. Contudo, em muitas localidades o público que procura comidas como essas ainda não é plenamente atendido, o que abre muitas portas para que o seu negócio possa ser a solução para esse problema.

 

2. Coworking

A forma como trabalhamos mudou consideravelmente nos últimos anos e, com a aprovação da nova Reforma Trabalhista, o trabalho no estilo “Home Office” deve ganhar um impulso significativo a partir do próximo ano. Para os profissionais liberais, encontrar um lugar para trabalhar com todo o conforto necessário, mas que não custe uma fortuna a ponto de pesar demais no orçamento ainda é difícil. A burocracia para se alugar um imóvel aliada aos altos preços dos alugueis faz com que muitos desistam dessa ideia. A solução pode estar nos coworkings, espaços coletivos de trabalho que oferecem a um custo menor a infraestrutura mínima de trabalho que você pode precisar. Nas grandes cidades, o número de estabelecimentos assim não para de crescer – e a procura continua grande. Afinal, muitas das contas em comum são divididas.

 

3. Micro cervejarias

O boom das cervejas artesanais tem a ver com o primeiro item que apresentamos aqui: uma alimentação mais saudável. O foco em qualidade de vida tem conquistado cada vez mais pessoas e o que as micro cervejarias têm feito é explorar esse filão. Cervejas de puro malte são vistas como mais puras do que as tradicionais marcas vendidas no mercado brasileiro, que utilizam cereais não maltados em sua composição. Assim, seja por meio da importação ou por meio da fabricação local, o público passou a consumir as ditas cervejas artesanais, ainda que elas custem um pouco mais caro. Não se trata de um público que está interessado em consumir grandes quantidades, mas sim que busca um produto de qualidade e é justamente aí que você pode oferecer algo diferenciado. O segmento deve ganhar mais força em 2018 por conta ainda da sua recente inclusão no Simples Nacional.

 

4. Desenvolvimento de Apps

Entra ano e sai ano e o mundo da tecnologia não dá sinais de que vai deixar de ser uma tendência em alta. Para 2018, não será diferente. Você se lembra da época em que todo mundo “tinha que ter” um site? Esse tempo passou e hoje ele ainda é relevante, mas não uma obrigatoriedade. Agora, muitas empresas optam simplesmente por ter uma página no Facebook e por meio dela conversam com seus consumidores da mesma forma.

Porém, para colocar a interação com seus clientes um nível acima, uma das possibilidades é a de criar um aplicativo próprio informando sobre os seus serviços. Com um app você pode fidelizar os seus clientes, oferecendo a eles promoções exclusivas ou ainda enviando notificações sempre que houver algo novo e que mereça ser destacado.

Contudo, lembre-se que um novo app deve ser prático e fácil de ser utilizado. Além disso, e, acima de tudo, ele deve fazer a diferença na vida do seu cliente e não ser apenas um meio para que ele receba propagandas. Em um restaurante, por exemplo, você pode receber pedidos pelo app, que já estarão prontos quando o cliente chegar ao estabelecimento, diminuindo o tempo de espera.

 

5. Mundo dos pets

Não é nenhuma novidade que o segmento de pet shops é uma boa aposta. Porém, mesmo com o grande número de concorrentes entrando no mercado, trata-se de um segmento que não dá sinais de retração. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, somente em 2016 esse setor movimentou o equivalente a R$ 18,9 bilhões.

Mesmo com crise, houve crescimento. Contudo, fique atento ao fato de que o grande número de concorrentes faz com que você tenha que criar diferenciais de verdade para poder se destacar. Ainda são poucos os lugares que oferecem grande variedade de produtos ou um atendimento mais personalizado, incluindo serviços de leva-e-traz ou atendimento em domicílio.

Por se tratar de um tipo de negócio em que a região no qual seu estabelecimento está localizado influencia muito, pesquise bastante antes de iniciar o seu negócio para não correr o risco de ir parar em uma área isolada das residências ou do comércio local.

 

Gostou de nossas dicas?! Agora é o momento de Empreender!