Você conhece o Núcleo de Práticas Jurídicas da UCP?

07 dez

Acadêmicos podem ganhar experiência e comunidade ganha atendimento jurídico gratuito!

 

O Núcleo de Práticas Jurídicas, NPJ, da UCP faz parte da grade do curso de Direito da faculdade. Os acadêmicos dos dois últimos anos do curso podem colocar seus conhecimentos em prática no Núcleo, simulando uma atuação real de mercado de trabalho.

A vantagem é que, além da prática proporcionada aos acadêmicos, o Núcleo de Práticas Jurídicas oferece  assessoria gratuita à comunidade carente de Pitanga e região. Entre os atendimentos mais realizados estão: informar sobre direitos, tirar dúvidas, fazer mediações, petições, etc.

Com o Núcleo, os acadêmicos têm uma aproximação com a realidade social. Dessa forma, os futuros advogados formam uma compreensão crítica do meio em que irão atuar. Portanto, o NPJ possui duas funções: a primeira, pedagógica, que faz com que acadêmicos criem uma consciência crítica. E a segunda, social. Pois os alunos estão em contato com a realidade de pessoas carentes. Isso torna-se fundamental na prática dos profissionais.

O Núcleo de Práticas Jurídicas possui benefícios tanto aos acadêmicos quanto à comunidade.

 

Núcleo de Práticas Jurídicas para os acadêmicos

Aos acadêmicos, o NPJ é uma maneira de atuar na advocacia antes de sair para o mercado de trabalho. Os futuros advogados podem aplicar aquilo que aprenderam na teoria em casos reais. Lembrando que os acadêmicos estão sempre sob a supervisão do coordenador do NPJ.

Os acadêmicos realizam atendimentos, dão informações, fazem mediações, petições e até mesmo participam de audiências, sempre visando adquirir e aprimorar seus conhecimentos.

 

Núcleo de Práticas Jurídicas à comunidade

Qualquer pessoa que deseje informações e precise de assessoria jurídica pode procurar o NPJ da UCP. Para isso, basta ligar na faculdade ou ir até lá, não é necessário um agendamento prévio. O único pré-requisito é se encaixar nos critérios de baixa renda. Para isso, todos passam por uma triagem. Assim, quem realmente precisa e não pode pagar por um advogado é atendido e acompanhado em todas as fases do processo pelos acadêmicos no Núcleo de Práticas Jurídicas.

Portanto, além do crescimento profissional dos futuros advogados, a comunidade se beneficia com atendimento jurídico de qualidade e sem custo.