5 Dicas para mandar bem nas provas

21 nov

Está chegando o fim do semestre e com ele a semana de provas, este é um momento que costuma causar apreensão nos estudantes, além de muita ansiedade. As avaliações podem ser menos preocupantes quando se está bem preparado para elas. A Faculdade UCP preparou uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a passar por este período sem maiores estresses e, ainda, garantir boas notas.

1 – Prepare-se para estudar

O ideal é manter um ritmo de estudos desde o início do semestre letivo. Mas, dias antes das provas, você pode montar um esquema especial para aprofundar o seu estudo. Reúna apostilas, livros, materiais oferecidos pelo professor e todo e qualquer recurso que possa te ajudar neste momento. Deixe tudo sempre à mão para facilitar na hora de sentar e revisar a matéria. Um ambiente silencioso e tranquilo para fazer isso também é indicado.

2 – Post-its

Também é muito importante reforçar repetidamente o que você estudou para a prova. Usar post-its pode ser uma boa forma de revisar o conteúdo estudado. Escreva vários deles com pequenos trechos importantes da matéria, detalhes que precisam ser memorizados, fórmulas, equações ou outras coisas do gênero. Cole estes post-its na parede do seu quarto, no seu quadro de aviso, na parte inferior do seu monitor, ou em qualquer outro lugar que fique bem à vista e que você veja constantemente.

Há também o recurso de Notas Autoadesivas do Windows que permite criar “post-its virtuais” na área de trabalho do seu computador ou notebook.

3 – Exercícios

Simular alguns testes e exercitar toda a teoria estudada pode ser bem útil. Você estará se preparando para responder questões e pode até treinar o tempo de resposta para as provas, cronometrando enquanto ‘treina’. Isso lhe dará agilidade para otimizar seu tempo no dia da prova.

4 – Saúde

Cuidar da saúde é importante para manter-se bem e disposto no dia das avaliações. Tente manter uma rotina de sono, para estar sempre descansado – não adianta virar noites estudando para compensar qualquer atraso e ficar com baixa energia no dia seguinte. Também fique atento à alimentação, sobretudo momentos antes da prova. Com a saúde em dia seu rendimento certamente será melhor.

5 – Treine seu poder de concentração

Estar concentrado no momento da avaliação pode te ajudar a resolver as questões com clareza. Lembre-se de ler atentamente as instruções, levar tudo o que for necessário – documentos, canetas e outros objetos importantes. Procure responder primeiro as perguntas mais fáceis e deixe mais tempo para as mais difíceis, ou ainda, para a redação.

Aproveite essas dicas e boa sorte na semana de provas, apesar que com essas dicas, sorte será o de menos. Afinal, o conteúdo estará todo em sua mente, basta aplicar seus conhecimentos! Boas provas!