Empreendedorismo na UCP: conheça a parceria do Sebrae com a faculdade

20 nov

Programa do Sebrae procura estimular empreendedorismo entre acadêmicos

O Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae procura levar conhecimento sobre empreendedorismo para várias faixas etárias. Nas instituições de Ensino Superior, ele procura levar ações permanentes de empreendedorismo dentro de suas práticas pedagógicas.

Segundo o Sebrae, as universidades têm papel cada vez mais importante na formação de empreendedores. É preciso preparar o estudante para um mercado de trabalho em que ter capacidade de iniciativa, flexibilidade e ser capaz de se adaptar às mudanças são características fundamentais para ter sucesso profissional.

A Educação Empreendedora procura auxiliar o estudante a enxergar e avaliar determinadas situações, e ter uma ação proativa frente a ela. Capacita, assim, o estudante a elaborar e planejar estratégias de interação com aquilo que passou a perceber. Ela procura criar uma cultura empreendedora nos jovens do país.

Esse tipo de educação leva em consideração as nuances culturais de cada região do Brasil. Ela estimula os alunos a pensarem em práticas de empreendedorismo de acordo com sua cultura e diversidades regionais. Assim, o empreendedorismo se manifestará de formas diferentes e singulares em cada região. Levará em conta a herança cultural, as vivências, histórias e realidades econômica e social de cada lugar.

O programa do Sebrae pretende estimular, de uma forma leve e interativa, a reflexão, ressignificação e aplicação na prática dos aprendizados construídos com o projeto. Além disso, o objetivo é transformar esse conhecimento adquirido na universidade em benefícios para a comunidade, por meio de empreendedores que transformam o conhecimento em serviços e bens disponíveis.

O que o Programa Nacional de Educação Empreendedora oferece

Disciplinas e Projeto de Extensão

O Sebrae oferece duas disciplinas para as instituições de Ensino Superior. São elas empreendedorismo e empreendedorismo e inovação. Além disso, há o Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social. Tanto as disciplinas quanto o projeto podem ser ofertadas através da capacitação de professores.

Palestra Empreendedorismo em Dois Tempos

A palestra tem como objetivo despertar o interesse dos acadêmicos pelo empreendedorismo. Ela também desenvolve sua capacidade empreendedora. A palestra tem 2 horas de duração e envolve empreendedorismo empresarial, corporativo e social.

Plataforma Desafio Universitário

A plataforma do Desafio Universitário Empreendedor agrega iniciativas educacionais aos universitários, como cursos presenciais e online oferecidos pelo Sebrae, jogos e Papo de Negócio. Além disso, estimula os estudantes a cursarem as disciplinas ofertadas pelo Sebrae ou instituições de Ensino Superior.

O programa na UCP

Na UCP, o Programa Nacional de Educação Empreendedora disponibiliza aos alunos diversas atividades. Palestras que fomentam o empreendedorismo e aulas práticas relacionadas ao assunto são disponibilizadas a todos os acadêmicos da faculdade, assim como viagens técnicas. O projeto apoia a UCP em simpósios e outros eventos, assim como promove Feira do Empreendedor. As viagens e visitas técnicas promovidas pela parceria entre UCP e Sebrae são feitas em empresas e órgãos de Pitanga e de outras cidades, como a Coca-Cola em Maringá, e até em outros estados, como o caso da viagem até São Paulo para assistir a gravação do Programa Altas Horas. Essas visitas e viagens proporcionam conhecimento aos acadêmicos de uma maneira leve e descontraída.

Além disso, a UCP conta com uma Empresa Júnior, a UCP Júnior. Ela é direcionada aos acadêmicos de Administração e procura criar ações empreendedoras em Pitanga e na região.