Conheça os cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da UCP

06 nov

Os cursos vieram para atender à grande demanda por profissionais da área na região

 

Para atender às demandas de profissionais na região, e atender a uma solicitação da população, em 2016 a UCP passou a oferecer os cursos de Engenharia Agronômica e  Medicina Veterinária.

Segundo a última pesquisa de PIB (Produto Interno Bruto), em 2014 a agropecuária foi o segundo setor que mais movimentou a economia de Pitanga, atrás apenas de serviços. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a agropecuária rendeu mais de 200 milhões de reais, atrás dos 264 milhões para serviços. Com a importância que Agricultura e Pecuária têm para a economia da região, vê-se a importante de profissionais qualificados na área. E nada melhor que formar pessoas da região para atuar no setor.

 

Engenharia Agronômica

O Engenheiro Agrônomo pode atuar diretamente no campo, trabalhando para melhorar a qualidade da produção vegetal e animal. Ele é responsável pelos processos desde o planejamento da produção até o processamento e a comercialização de produtos agrícolas e agropecuários. Sempre levando em consideração os princípios éticos da profissão, atendendo os aspectos sociais e de sustentabilidade.

Ele também pode atuar com ensino, pesquisa, transferência de tecnologias, agroindústria, silvicultura, recursos hídricos, entre outros ramos.

O curso de Engenharia Agronômica na UCP tem duração de 5 anos. Os acadêmicos participam de atividades para desenvolver conhecimentos teóricos e habilidades práticas. São aplicadas aulas expositivas, teóricas e práticas, visuais e instrumentais. Eles têm contato com o campo e com laboratórios, mantendo-se, assim, ligados ao universo das ciências agrárias.

 

Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária atua para prevenir e tratar doenças em animais de pequeno ou grande porte, sejam selvagens ou domésticos. Além disso, o Médico Veterinário pode atuar na saúde pública, no controle de produtos de origem animal. Também, pesquisa e atua para prevenir e tratar as zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas de animais para os seres humanos.

Seu campo de trabalho é variado. Podem trabalhar em fazendas, universidades, zoológicos, além de clínica médica e cirúrgica. Além disso, pode atuar na venda de alimentos, remédios, vacinas e outros produtos para animais.

Na UCP, o curso tem duração de 5 anos. Ele alia teoria e prática, de forma a equilibrar e melhorar a formação do futuro Médico Veterinário. O objetivo da Instituição é formar profissionais éticos e qualificados.

 

Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária na UCP

Os cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária na UCP contam com uma infraestrutura adequada, professores especialistas, mestres e doutores. Além disso, possuem laboratórios equipados e tecnologia de ponta para atender os acadêmicos.

A Faculdade UCP continua investindo para complementar as atividades dos cursos de graduação. Atualmente, a Instituição está construindo o Hospital Veterinário, para auxiliar os acadêmicos de Medicina Veterinária a aplicar seus conhecimentos teóricos, na prática. Além disso, a UCP está ampliando a área de estacionamento e construindo um novo auditório, para atender melhor seus acadêmicos.