5 dicas para se preparar para o Vestibular

02 out

Confira algumas maneiras de se dar bem na hora da prova 

Ao chegar ao final do Ensino Médio, é comum que os alunos fiquem ansiosos pensando no seu futuro. É hora de decidir sua carreira, e para isso, precisa estudar para conseguir entrar na faculdade. Assim, muitos temem o vestibular. Entretanto, com uma preparação adequada, não há porque se sentir inseguro.

Pensando em auxiliar os candidatos, a UCP preparou 5 dicas para você se preparar para o Vestibular.

 

  • Conheça o manual do candidato e os conteúdos da prova

 

Antes mesmo da inscrição, é importante que o candidato leia com atenção o Manual do Candidato. Nele, estarão as informações mais importantes sobre a prova, como prazos, datas e locais. Além de o que pode levar no momento da prova e os conteúdos que serão abordados nela. Conhecer o conteúdo, aliás, é parte importante na preparação para o vestibular.

 

  • Encontre o seu método de estudos ideal

 

Cada pessoa aprende melhor de uma forma. Alguns fazendo resumo, outros fazendo exercícios, outros grifando, o importante é descobrir como seu cérebro retém melhor as informações e as absorve. Conhecendo o conteúdo da prova e de que maneira você aprende melhor, descubra em quais assuntos você possui mais dificuldades e dedique mais tempo para eles.

 

  • Faça provas anteriores e treine a redação

 

Uma das melhores formas de ir bem na prova do vestibular é conhecendo de que maneira ela se apresenta. Você poderá perceber como são elaboradas as perguntas e quanto tempo demanda para respondê-las.

A redação pode ser a parte mais temida por grande parte dos vestibulandos. Isso porque não há como adivinhar qual será o tema e nem existe uma fórmula aplicável que resolverá a questão. Nesse caso, é importante praticar. Treinar a argumentação e a estrutura do texto tornará o candidato mais seguro no momento da prova. Além disso, é importante estar atualizado às notícias e questões importantes no cenário nacional e internacional, já que quase sempre o tema da redação tem relação com alguma questão atual. É fundamental, também, dominar gramática e ortografia.

 

  • Procure outras fontes de pesquisa

 

A internet pode ser uma distração ou uma ferramenta aliada na sua jornada de aprovação no vestibular. Caso você acha que apenas livros não são suficientes para aprender o conteúdo, pesquise em sites. Entretanto, mantenha o foco na sua pesquisa, para não acabar em outros sites e perder um tempo de estudo.

 

  • Não se desespere momentos antes da prova

 

No dia anterior à prova não se desespere. Durma bem, coma comidas leves e tente se distrair, para aliviar a ansiedade que a antecede. Conheça seu local de prova previamente, para não correr o risco de chegar atrasado.

 

O Vestibular de Verão da UCP

Agora que você está preparado para a prova, inscreva-se no Vestibular de Verão da UCP. As provas serão realizadas dia 29 de outubro, a partir das 10 horas da manhã em 6 cidades. Confira mais informações no site: https://ucpparana.edu.br/vestibular/