Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Articulação entre as Políticas Institucionais e as Estratégias do PDI

O PPI da UCP é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteia as práticas acadêmicas da IES, considerando sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos. Esse documento institucional representa o pré-requisito para a atualização do PDI da UCP, o qual definirá as estratégias da instituição para os próximos cinco anos.

Dessa forma, a implementação de tais políticas se materializam por meio de ações proposta no PDI, representando um instrumento de planejamento para dar conseqüência às diretrizes e políticas estabelecidas no PPI.

As políticas institucionais constantes no PPI da UCP são agrupadas nos eixos temáticos Gestão, Ensino de Graduação, Ensino de Pós-graduação e Pesquisa e Extensão. Essas políticas procuram ressaltar o papel da IES como agente de transformação da região central do Paraná, promovendo seu desenvolvimento por meio da disseminação do conhecimento em sintonia com a realidade sócio-econômica da região.

VISÃO

A visão representa uma situação, ou estado, no que diz respeito ao futuro desejado da organização. Assim, dentre as questões que perpassam a visão organizacional, destacam-se a identificação de como a organização deverá ser vista no futuro, como as oportunidades se projetam, que imagem e identidade se deseja construir e, por fim, como incorporar inovações necessárias ao estado futuro da organização.

Assim, a visão da UCP se concentra em atuar como agente de transformação na região central do Paraná, promovendo seu desenvolvimento por meio da disseminação do conhecimento, no ensino, pesquisa e extensão, consoante ao contexto regional.

MISSÃO

A frase que dá sentido a missão da UCP é: “Ensino por Ideal”. Ela representa o sentido de ser da organização, a razão maior definida enquanto motivo de existência, e serve como critério geral de orientação das ações institucionais.

A Missão da Faculdade do Centro do Paraná é formar profissionais competentes, éticos e comprometidos com o melhoramento da realidade na qual estão inseridos.

VALORES

Os valores da UCP se expressam por meio dos princípios norteadores, fundamentados no pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, visando:

– Disseminar o conhecimento com padrões elevados de qualidade;

– Promover a integração entre os diferentes níveis e graus de ensino;

– Promover a interação permanente com a sociedade e com o mundo do trabalho;

– Contribuir, através do processo educacional, para a formação de uma consciência ética fundada no aperfeiçoamento intelectual e humanístico do cidadão e no desenvolvimento de uma capacidade crítica ante a sociedade;

– Contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, social, artístico e cultural, calcados na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho, na livre iniciativa, no pluralismo político e na solidariedade humana para a construção da sociedade;

– Possibilitar a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber;

– Adotar a flexibilidade como característica de métodos, critérios e currículos, tendo em vista o atendimento das peculiaridades regionais e da necessidade de integração dos conhecimentos multidisciplinares;

– Manter a unidade de patrimônio e administração, a fim de alcançar níveis superiores de eficácia e eficiência e um desenvolvimento harmônico da Faculdade em seu conjunto;

– Formar profissionais empreendedores nas diferentes áreas do conhecimento, que estejam aptos ao exercício profissional competente e à participação no desenvolvimento da sociedade em que interagem;

– Propiciar condições para a transformação da realidade da região, visando à justiça social, com desenvolvimento sustentável.