Missão

A Missão da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná é formar profissionais competentes, éticos e comprometidos com o melhoramento da realidade na qual estão inseridos.

Histórico

 

Até o fim do século passado, os alunos da região central do Paraná, devido a falta de escolas de ensino superior eram obrigados a buscar graduação em outras cidades e até mesmo em outros estados.

Muitos destes, depois de formados, não mais regressavam as suas cidades de origem gerando um impacto negativo na economia bem como para a evolução sociocultural de toda região.

Atento a esta situação e no intuito de reverter este quadro, um grupo de cidadãos com fortes vínculos familiares e afetivos com Pitanga e região, composto em sua maioria por profissionais liberais e professores, constituíram a entidade mantenedora da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP.

A Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP, mantida pela UB UCP Educacional S.A., foi criada em 09 de agosto de 2002 representando um momento novo para o desenvolvimento de Pitanga e Região.

Em uma busca constante pelo Ensino por Ideal, que é a marca registrada da Instituição, procura sempre envolver os acadêmicos nas atividades, e juntamente com a comunidade, sempre busca formar profissionais competentes, éticos e comprometidos com o melhoramento da realidade na qual estão inseridos.

Inicialmente, ofertou os cursos de Licenciatura em Letras – Português/Inglês, Direito, Administração – Comércio Exterior e Sistemas de Informação, instalada na Avenida Manuel Ribas, nº 250 – centro, no Colégio Estadual Tiradentes.

Em 2003, suas instalações foram transferidas para sede própria, inaugurando o Campus Júlio Podolan, com mais de 2.200m de área construída, situado na Avenida Universitária s/nº, Linha Cantú, Pitanga, Paraná.

A partir do início de 2004, passou a ofertar os cursos de Licenciatura em Física e Serviço Social. No primeiro semestre de 2005, passou também a ofertar o curso de Licenciatura em Educação Física e, no segundo semestre do mesmo ano, lançou o curso de Tecnologia em Agronegócio.

Em 2012, solicitou autorização para oferta dos cursos de Bacharelado em Educação Física, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação. Cursos estes, autorizados e em andamento.

Em 2014 foi solicitada autorização para oferta do curso de Engenharia Agronômica, o qual recebeu conceito 4 por ocasião da visita do MEC em 2015 foi solicitada autorização para oferta do curso de Medicina Veterinária, cujo processo se encontra em trâmite e foi publicada a Portaria de Autorização e o curso teve início no primeiro semestre de 2016.

A Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP está cadastrada junto ao INEP sob o nº 2582 e é regida pela Constituição Federal, pela legislação do ensino superior, pelo Estatuto da Mantenedora e pelo Regimento Interno, que tem como finalidade formar profissionais em nível superior, aperfeiçoar e especializar técnicos e profissionais no campo do ensino educacional e em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em 2016 a UCP completa 14 anos de muito trabalho em Pitanga com 10 cursos de graduação, Administração, Agronegócio, Direito, Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado, Engenharia Agronômica, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras, Pedagogia e Serviço Social.

A instituição já formou mais de 2000 pessoas na graduação e mais de 800 pós-graduados.

A UCP apresenta um ensino com diferencial pedagógico, resgatando importantes ideais na formação do cidadão e procura oferecer o que há de melhor no atendimento aos acadêmicos, na formação de professores, no ensino de qualidade e na prestação de serviços à comunidade.

É uma instituição socialmente responsável e possui excelente infraestrutura física, com mais de 5.000 m² de área construída, fazendo a diferença na Região Central do Paraná, atendendo acadêmicos de 21 municípios.

UCP Faculdades do Centro do Paraná, Ensino por Ideal.